logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Campanha Maio Cinza alerta para o câncer no Sistema Nervoso Central

23/5/2022

Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese

A Campanha Maio Cinza tem por finalidade alertar quanto a incidência de câncer no Sistema Nervoso Central (formado pela medula espinhal e o cérebro), representando 1,4 a 1,8% de todos tumores malignos no mundo. A doença ocupa a décima posição entre os tumores mais frequentes nas mulheres brasileiras e a décima primeira posição entre os homens. 

Especialistas informam que o diagnóstico precoce, principalmente do câncer de cérebro, geralmente é feito por meio da investigação de sinais e sintomas a exemplo da perda de funções neurológicas, dores de cabeça, náuseas e vômitos, convulsões, dificuldades de equilíbrio, visão turva, mudanças de comportamento, sonolência acentuada e coma.

A proposta do Maio Cinza é informar a população sobre os tipos de câncer que afetam o Sistema Nervoso Central, para a obtenção de mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença.  Entre os tipos de tumores cerebrais estão os astrocitomas anaplásicos (grau III) que crescem rapidamente e se disseminam para o tecido  normal adjacente. 0 meningeoma começa nas meninges, camadas de tecido que recobrem o cérebro e a medula espinhal, representando cerca de 25% dos tumores, afetando principalmente pessoas na faixa dos 70 aos 80 anos.

O tratamento é feito por meio de procedimentos como cirurgia para a retirada do tumor, radioterapia e/ou quimioterapia e envolve vários profissionais como neurocirurgião, fisioterapeuta, enfermeiro, fonoaudiólogo e nutricionista; patologista e oncologista clínico e radioterapeuta.

Em Sergipe (assim como os demais tipo de câncer), os tumores diagnosticado no Sistema Nervoso Central, geralmente são tratados pelo Sistema Único de Saúde -SUS no Hospital de Cirurgia (Unacon com serviço de radioterapia), no Hospital Governador João Alves Filho (Unacom com serviços de Radioterapia, Hematologia e Oncologia Pediátrica) e no Hospital Universitário de Sergipe – HUSE (UNACON com Serviço de Hematologia).

Foto: Divulgação AMO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 

 

 
 
 
 
 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo