logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Campanha de doação de sangue recebe apoio da deputada Lidiane Lucena

Na manhã desta quarta-feira (07), a deputada estadual Lidiane Lucena (Republicanos), ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), com a perspectiva de conscientizar a população para a realização de doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), zona Norte de Aracaju. O discurso, proferido durante Sessão Plenária do Grande Expediente, revelou que o estoque do departamento público permanece enfrentando baixa oferta, e neste período de festividade carnavalesca a busca por bolsas apresenta evolução devido ao aumento de acidentes. Na perspectiva de salvar vidas e servir de exemplo, a parlamentar informou que no último dia 30 de janeiro esteve no local para proceder com a doação de sangue.

“Fiz questão de comparecer na sede do Centro de Hemoterapia para dar minha contribuição capaz de salvar a vida de muitas pessoas. Fui muito bem atendida por todos que trabalham no Hemose, e fiquei impactada com a informação a qual indica que o nível de estoque estava crítico, justamente neste período do ano em que a demanda cresce muito. Povo sergipano, faça sua parte; cada doação pode salvar até cinco vidas. Sempre que eu puder, estarei no Hemose doando mais sangue”, destacou a parlamentar. Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH; ter boa saúde; pesar mais que 50kg; não estar em jejum; e dormir ao menos 6 horas antes da doação.

As orientações indicam ainda que o doador não deve estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação e ter entre 18 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias, desde que a primeira doação tenha ocorrido até os 60 anos. A doação de candidatos com idade entre 16 e 17 anos será autorizada somente com a presença do responsável legal e ambos portando documento original com foto. Caso tenha recebido dose de vacina contra gripe e não tiver tido reação, aguardar 48 horas para fazer a doação. Não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade, ter diabetes, doença de Chagas, labirintite, convulsões e ter tido malária ou Aids.

Desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a campanha: “seja um folião de solidariedade; sua alegria contagia a doação”, de igual modo recebeu o apoio da deputada.

Boas-vindas

Utilizando o momento de fala em sessão plenária pela primeira vez neste exercício legislativo 2024 – iniciado na manhã de ontem -, Lidiane Lucena desejou bom retorno de trabalho para todos os servidores, parlamentares que compõem a 20ª legislatura e público geral que acompanha as atividades por intermédio da Agência de Notícias Alese, TV Alese – canal 5.2, bem como pelas redes sociais. “Desejo para todos e todas um novo ciclo de muito trabalho e produtividade direcionada, em especial, para os anseios do povo sergipano. Será um ano marcado por muita dedicação e busca por mais avanços e progresso para o nosso estado de Sergipe”, completou a deputada.

 

Foto: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo