Caducha recebe Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar

57a8f051e0f64-reduzirfotos-com“ Estou muito feliz porque é o reconhecimento por um mandato que tem referência no Estado de Sergipe, do meu trabalho enquanto militante social, sindicalista e político”. A afirmação foi feita na tarde desta segunda-feira (08) pelo vice-prefeito da Barra dos Coqueiros, José Cláudio Silva Barreto (PT). Ele recebeu no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, durante Sessão Especial presidida pelo deputado Garibalde Mendonça (PMDB), a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, cuja propositura é da deputada Ana Lúcia Vieira (PT).

De acordo com Caducha, como é conhecido, a homenagem veio num momento que é o coroamento de toda uma trajetória. “Estou chegando aos 47 anos, não estou mais no movimento sindical, não tenho tanta atividade no terceiro setor por causa do mandato eletivo. Mas olhando uma trajetória, as pessoas podem ter a dimensão dos 30 anos de militância do movimento social”, ressalta agradecendo aos deputados que aprovaram a propositura.

Foto: César de Oliveira

“É um grande sergipano, músico e poeta. Também é professor de história, mas acima de tudo é um intelectual que já ganhou vários festivais musicais, aqui e fora de Sergipe. Caducha é um promotor de cultura no município da Barra dos Coqueiros, toda sua família, a partir da sua avó, dava muito valor a cultura popular. Hoje ele é uma autoridade naquele local e nós precisamos reconhecê-lo com a maior honraria da Assembleia Legislativa”, entende a deputada Ana Lúcia.

Homenageado

Caducha nasceu em 1969 no município de Barra dos Coqueiros. É filho de Maria Soledade Silva e Carionaldo Barreto. Herdou da avó Maria São Pedro Lima Silva (d. Sula), a veia política e a paixão pela cultura popular.

Formado em História pela Universidade Federal de Sergipe; possui formação em Gestão Urbana e Planejamento Municipal pela UFS e pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (Fapese), onde também fez Pós-graduação em Gestão de Informática e Políticas Públicas.

Servidor concursado do Ministério do Trabalho desde 1995, Caducha assumiu o primeiro cargo político em 2004, quando se elegeu vereador da Barra dos Coqueiros, tendo sido reeleito no pleito de 2008. Atualmente é o vice-prefeito daquele município.

Medalha

A Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar é concedida a pessoas físicas ou jurídicas que contribuem para o engradecimento do Estado de Sergipe e do Poder Legislativo ou Mérito Excepcional. E aprovada pelo Conselho da “Ordem do Mérito Parlamentar”, composto por deputados, membros da Mesa Diretora, líderes da bancada dos partidos que tenham representantes na Assembleia Legislativa e pelo último ex-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Por Aldaci de Souza e Camila Ramos – Agência Alese de Notícias