Autor de quatro Projetos de Lei, indicações e homenagens ao longo do exercício legislativo de 2023, o deputado estadual Neto Guimarães (PL), tem impulsionado as respectivas competências parlamentares na busca pela qualificação unilateral dos serviços públicos. Natural de Aracaju, servidor público municipal concursado, o deputado conquistou 24.164 votos no último pleito eleitoral, e no dia 20 de setembro do ano passado foi oficialmente condecorado pela Escola do Legislativo João de Seixas Dória (Elese), por ter contribuído para o desenvolvimento e a valorização da educação política e cidadã no Poder Legislativo Estadual. Para a AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA ALESE, Netinho reforçou seu compromisso com os pleitos apresentados pela população sergipana.
“Foi um ano produtivo, de indiscutível troca de experiências tendo como beneficiado geral o povo que nos elegeu para representá-los na Casa Legislativa. Sempre busquei atuar na base do diálogo, fortalecendo nossas instituições e agindo sempre no caminho do progresso. Pra mim, receber esta homenagem da Escola do Legislativo demonstra que estamos no caminho correto e assim será o exercício do Legislativo Estadual neste ano de 2024”, disse. Entre os projetos de lei apresentados por Neto Guimarães está o de nº 513/2023. Este PL oferta declaração de Utilidade Pública Estadual para Associação dos Jovens Agricultores do município de Gararu, uma entidade sem fins lucrativos.
Na justificativa do texto encaminhado pra apreciação da Propositura, o parlamentar destacou que: “com reconhecido trabalho de prestação de serviços à comunidade gararurense, realizando a coordenação, proteção e representação legal da categoria profissional dos jovens agricultores locais com a defesa e cumprimento das normas que visam proteger os trabalhadores, animais e meio ambiente, bem como proporcionar o desenvolvimento das atividades agronômicas locais através da captação de recursos financeiros e técnicos, com a realização de obras e ações sociais, filantrópicas, educacionais, culturais e desportivas, e, ainda, com a promoção de ações integrativas com outras associações da região e com a representação dos seus associados perante órgãos públicos e privados no atendimento de suas reivindicações.”
Constam ainda como Projetos de Lei assinados pelo deputado Neto Guimarães, por exemplo, a propositura de número 300/2023, o qual teve como principal finalidade revalidar a utilidade pública Estadual da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-7 de Neópolis e Região, instituição que atua com objetivos voltados ao estudo, à defesa e a coordenação das categorias de trabalhadores que fazem da pesca e aquicultura sua profissão e o seu meio principal de vida, auxiliando e socorrendo diversas famílias carentes na região do Baixo São Francisco; há destaque, também, para o PL 213/2023, que instituiu o dia 20 de maio como a Semana Estadual do Apicultor e da Proteção às Abelhas.
A medida tem como principal objetivo divulgar a importância da apicultura, das abelhas e da polinização animal, para garantir o equilíbrio do ecossistema e a produção de alimentos e para fomentar o agronegócio. “Estamos sempre em ampla sintonia com os sergipanos porque buscamos sempre ouvir os pedidos, as reclamações e sugestões, e, diante desse conjunto de informações, disponibilizamos nosso mandato para fortalecer essa luta pelos avanços que o estado de Sergipe e seu povo tanto precisam. No ano de 2024 estaremos ainda mais integrados para fortalecer essa corrente do progresso”, completou o deputado.
Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese