Auto de Natal Sergipano emociona público em Tobias Barreto

Por Aldaci de Souza

A Cia de Arte Alese encenou na noite desta sexta-feira, 17, o espetáculo de fim de ano: Auto de Natal Sergipano, na Praça da Igreja Nossa Senhora Imperatriz do Campo, município de Tobias Barreto. Acompanhados pelo coral dos servidores da Assembleia Legislativa de Sergipe (Corales), pelos músicos Irineu Fontes (diretor de Comunicação da Alese), Alegria e Tom Toy.

Um dos momentos emocionantes

Dezenas de pessoas se emocionaram, deram risadas, vibraram e aplaudiram de pé os atores e atrizes que contaram história de Maria e José até o nascimento de Jesus Cristo, interpretada em uma livre adaptação e declamada em cordel.

O dramaturgo Euler Lopes criou o casal de Maria e José como uma sertaneja e um pescador, sergipanos. Juntos, os dois estão em busca do mar, mas encontram o Rio Sergipe quando Jesus nasce. Entre os personagens estão três palhaços que contam a trama e que se transformam nos três Reis Magos. No lugar de ouro, mirra e incenso, eles presenteiam o menino Jesus com água, lenha e farinha.

Prefeito Dilson de Agripino agradeceu

Para o prefeito de Tobias Barreto e ex-deputado Dilson de Agripino também agradeceu pela apresentação natalina. “Agradeço a Alese por estar nos dando essa alegria às famílias de Tobias Barreto aqui na praça; encontramos a paz nessa apresentação do teatro da Assembleia Legislativa, deixando o povo feliz. Agradeço ao presidente Luciano Bispo e a todos que fazem a Assembleia”, ressalta Dilson de Agripino

O secretário de Cultura, Juventude e Turismo, Josenilson Bispo dos Santos, conhecido como Nilsinho, disse falou da honra, alegria e satisfação por receber os que fazem a Alese com a peça Auto de Natal Sergipano.

Corales e músicos abrilhantaram

“É indescritível; eu fico muito feliz de receber a companhia de teatro da Alese pela segunda vez. Estamos muito honrados; a cidade apaixonou-se por vocês; é visível essa sinergia, essa troca do público com vocês. É encantador para nossa cidade receber essa peça do nascimento do Menino Jesus; eu sei que poucas cidades terão a oportunidade e Tobias Barreto foi escolhida”, observa.

Neu Fontes soltou a voz acompanhando a peça

Nilsinho  aproveitou para agardecer  a todos que fazem a Assembleia Legislativa de Sergipe. “Somos muito gratos ao presidente da Assembleia, Luciano Bispo, ao meu amigo Neu Fontes, à Mônica Moreira, coordenadora da Cia de Arte e à Isabela Mazza, da Escola do Legislativo. Do fundo do meu coração, estou muito grato em ter vocês aqui”, comemora o secretário Nilsinho.

Na primeira fila, uma senhora chamou a atenção pelo brilho nos olhos, as risadas altas e os aplausos constantes. D. Lourdes Cavalcante nasceu em Lagoa Redonda (BA), mas mora em Tobias Barreto há 33 anos. Quando soube da apresentação da Cia de Arte Alese, chegou cedo à Praça da Igreja Imperatriz do Campo e interagiu durante toda a apresentação.

Secretário Nilsinho

“O espetáculo foi maravilhoso; eu amei demais esse jeito diferente de contar a história do Menino Jesus com tanta alegria. Espero que voltem mais vezes”, enfatiza.

No elenco coordenado por Mônica Moreira: Felipe Marcarello, Lidhiane Lima, Eden Brísio, Amadeu, César Leite, Talita Calixto, Euler Lopes e direção de Dênis Leão.

Após a encenação, o ator Felipe Marcarello apresentou o elenco e fez os agradecimentos a todos que participaram do espetáculo natalino na cidade de Tobias Barreto. E demonstrando contentamento, os tobienses aplaudiram de pé o Auto de Natal Sergipano.

D. Lourdes Cavalcante: “Foi maravilhoso”

“Eu só tenho a agradecer a todos (as) vocês que compareceram para nos prestigiar, ao Corales regido pelo maestro Joel Magalhães, aos músicos Irineu Fontes, Alegria e Tom Toy, ao secretário de Cultura de Tobias Barreto, Nilsinho. É um honra voltar à Tobias Barreto (a gente já esteve aqui com outo espetáculo) e encontrar esse público maravilhoso. Muito obrigado!”, destaca Felipe Marcarello.

Fotos: Jadilson Simões