Aurélio Belém faz reflexão no Dia do Advogado

“Hoje é o Dia do Advogado e mesmo com a atual crise institucional, econômica, política e até mesmo moral, penso que o advogado, como ser indispensável à administração da justiça, tem sempre o que celebrar e refletir”. A afirmação foi feita na manhã desta quinta-feira, 11, pelo advogado Aurélio Belém do Espírito Santo.

De acordo com ele, os advogados vivem tempos difíceis. “Mas é justamente nesse árido terreno que se sobressai a figura destemida do advogado. A história registra essa situação. Portanto, é dia de congraçamento sim, mas, sobretudo de reflexão”, entende.

Aurélio Belém destacou que o advogado nunca se absteve de ser protagonista em momentos de crise. “É preciso unir forças, construir pontes que conduzam à reformas necessárias ao avanço do Estado Democrático de Direito. É preciso defender as bandeiras libertárias da nossa Constituição, garantindo o respeito às suas cláusulas, notadamente, aquelas que protegem os direitos fundamentais do do cidadão frente ao levitã estatal”, ressalta.

Ele lembrou a necessidade do advogado em reassumir o papel e função social de ente transformador da sociedade civil. “Aos novos colegas que chegam para reforçar esse exército civil em busca do Direito e da Justiça, desejo nesse dia, sucesso que para mim está vinculado à um tripé: rigor ético, técnico e coragem”, finaliza.

Data

No dia 11 de agosto do ano de 1827, o imperador dom Pedro 1º assinou um decreto imperial, que criava dois cursos de Direito no Brasil: um em Olinda (PE) e o outro em São Paulo (SP). Com isso, a Dia do Advogado é comemorado nessa data. Mas, em algumas regiões do país, as comemorações acontecem no dia19 de Maio, alusivo à São Ivo, padroeiro dos advogados.

OAB/SE

Para celebrar a data, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), realizou nesta manhã, um Café Ecológico, que contou com a presença do poeta sergipano Paulo Rodrigues Alves; além do plantio de mudas do Pau Brasil na Praça do Mini-Golf, com a presença de dezenas de advogados.

Por Aldaci de Souza – Agência Alese de Notícias