logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Audiência revela na Alese que quase 800 armas são entregues voluntariamente em Sergipe

Setecentos e setenta armas foram entregues de forma voluntária em Sergipe desde que foi criado há cinco anos, o Comitê Sergipano do Desarmamento. A informação foi passada pela coordenadora do Comitê, a delegada Meire Mansuet durante a Audiência Pública sobre a Cultura da Paz e o Desarmamento realizada na manhã desta sexta-feira (11) no plenário da Assembleia Legislativa (Alese). A realização do evento é do presidente da Comissão de Segurança Pública, o deputado Capitão Samuel Barreto (PSL).

Momento do Hino Nacional na abertura do evento

Momento do Hino Nacional na abertura do evento

Na ocasião, a delegada Meire Mansuet falou sobre a quantidade de armas entregues ao Comitê do Desarmamento, de forma voluntária. “É um número bem significativo e nos deixa muito felizes, porque ainda temos as armas apreendidas. É a demonstração de que está havendo uma conscientização do cidadão, de que aquela arma que tem em casa não serve para defender. A partir do momento que o Estado entende que a população precisa se armar, reconhece que está falhando em dar segurança pública. Isso nós não podemos aceitar, o Estado deve dar segurança ao cidadão de bem e desarmar o bandido. A violência só gera violência. A arma só serve para atacar e a gente precisa disseminar essa cultura”, entende.

Delegada Meire Mansuet, coordenadora do Comitê em Sergipe

Delegada Meire Mansuet, coordenadora do Comitê em Sergipe

Em contrapartida, o superintendente executivo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), destacou que as forças de segurança conseguiram apreender em 2016, 1.445 armas, tendo sido pago o valor de cerca de 80 mil reais. “Os organismos de segurança pública estão trabalhando diuturnamente na apreensão de armas. A Segurança Pública não se faz só com serviço de polícia ostensiva, a segurança pública é obrigação de todos”, afirma acrescentando que as armas apreendidas em todo o Estado não são novas, foram furtadas principalmente de guardas, vigilantes e policiais aposentados.

Palestra

Coronel Andrade garante que as forças de segurança estão atuando

Coronel Andrade garante que as forças de segurança estão atuando

O palestrante da audiência foi o vice-presidente do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania – Conasp, José Almir Laureano. Segundo ele, é preciso ter respeito à vida.

 

 

 

 

“A vida humana está muito banalizada e a gente está aqui para mostrar que a vida é o bem maior da existência; as armas e os homicídios não devem nos alcançar. A Campanha do Desarmamento quando foi iniciada em 2003, a sociedade brasileira foi convidada a entregar armas voluntariamente, mas ficou conhecida pelos homens de bem entregar as armas e os bandidos ficarem armados. Nós somos reféns de uma cultura da violência e sem se dar conta somos vítimas por produtores dessa violência. É como se fosse o Davi e Golias que tira o nosso sossego e ficamos sem nos dar conta como isso vai se reverter”, diz ressaltando que são mais de 18 mil armas circulando no nosso país.

Capitão Samuel: "Sociedade precisa fazer uma reflexão"

Capitão Samuel: “Sociedade precisa fazer uma reflexão”

A audiência foi presidida pelo deputado Samuel Barreto. De acordo com ele, desde o início da Campanha do Desarmamento, a violência cresceu em Sergipe. “Esse debate é importante para que a sociedade faça uma reflexão sobre a Lei do Desarmamento pois em Sergipe a violência cresceu 200%. Eu defendo a lei, porém a situação de violência chegou a tal ponto que temos que fazer uma análise. O Governo do Estado, o Governo Federal e os municípios fizeram campanha para desarmar o cidadão, que entendeu a lei e se desarmou. Porém a parte que cabia ao Estado que era desarmar o bandido não funcionou. Hoje você tem toda uma sociedade desarmada e por outro lado os bandidos se armaram cada vez mais. O Executivo falhou e com a propaganda conseguiu desarmar toda uma sociedade. Não é o caminho flexibilizar o cidadão para andar armado nas ruas, mas flexibilizar para que na residência o cidadão de bem tenha o direito de ter uma arma para defender a si próprio, a sua família e o seu patrimônio”, enfatiza.

Almir Laureano, vice-presidente do Conasp

Almir Laureano, vice-presidente do Conasp

A mesa foi composta pelos deputados Samuel Barreto, Georgeo Passos (PTC) e Antônio dos Santos (PSC); o coronel José Andrade, os delegados Meire Mansuet e André Baronto, o palestrante José Almir, o representante da Secretaria de Estado da Educação, Pedro de Santana e o ex-secretário de Segurança Pública de Sergipe, Mendonça Prado.

No plenário, a deputada Ana Lúcia (PT), representantes da Polícia Civil, da Polícia Militar, dos Conselhos de Segurança e dos Comitês Comunitários (que lamentaram o fechamento dos Postos de Atendimento ao Cidadão –PACs). Nas galerias, alunos e professores do Colégio Glorita Portugal, localizado no conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão e se pronunciaram solicitando mais segurança e estrutura nas escolas.

Estudantes cobraram segurança nas escolas

Estudantes cobraram segurança nas escolas

Ao final do evento, alguns participantes da audiência pública a exemplo do capitão Samuel e do ex-secretário Mendonça Prado foram homenageados por meio da entrega de troféus pelos representantes do Comitê Sergipano do Desarmamento.

 

 

 

Troféus entregues pelo Conselho

Troféus entregues pelo Conselho

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo