Por Fernanda Queiroz (Assessoria de Comunicação/Elese)
“Cada vez mais a gente quer incentivar as crianças e adolescentes ao mundo da literatura. Desde o ano passado nós desenvolvemos esse projeto que recebe crianças da educação básica para um dia de contação de histórias”, essa é a opinião da Diretora da Escola do Legislativo, Isabela Mazza, ao comemorar a assinatura da parceria com a Academia Sergipana de Contadores de Histórias e a Assembleia Legislativa, para a promoção e ampliação de ações de livro e literatura no estado.
A reunião de assinatura realizada com o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (MDB/SE), teve a presença dos deputados estaduais Capitão Samuel e Dr. Samuel, do Diretor de Relações Institucionais, ex-deputado Venâncio Fonseca, e do coordenador da Elese, Irineu Fontes, idealizador da parceria.
Em entrevista à TV Alese, Fontes explicou as parcerias com os coletivos de intelectuais sergipanos. “Uma das funções da Assembleia é mostrar caminhos para a cultura sergipana e essa parceria com os contadores de história é muito importante, assim como a Academia Aracajuana de Letras e Academia Sergipana de Educação, que temos realizado e proposto várias ações em conjunto com a Elese”, pontua o coordenador.
Em 2019, a Elese realizou nove edições do projeto Contando Histórias, de abril a outubro, com a participação de 25 instituições entre escolas públicas e centros de referência e assistência social às crianças de 6 a 11 anos de idade, de vários municípios. No total, duas mil crianças passaram pelo projeto.
“A contação de história transforma vidas e a nossa intenção é levar melhor para as crianças viajarem pelo mundo da imaginação”, comemora a Presidente da Academia Sergipana de Contadores de Histórias, Cláudia Stocker.
Além das contações de histórias, a assinatura do termo vai viabilizar a capacitação de professores e gestores, a realização de eventos no interior, e encontros abertos na área da leitura e literatura.
Para o deputado estadual Dr. Samuel, o importante é diminuir a dependência dos celulares. “Parabenizo a Assembleia Legislativa por esta ação que incentiva ainda mais a leitura e faz as crianças saírem um pouco da dependência tecnológica para se debruçarem nos livros”, opina o deputado estadual Dr. Samuel.
A programação do 1º semestre do Contando História já está marcada para os dias 08/04, 13/05 e 10/06. As instituições interessadas podem entrar em contato para agendar a participação pelos contatos: (79) 3216-6802 e pelo e-mail escoladolegislativo@al.se.leg.br.
Fotos: Tarciso Nino (Assessoria de Comunicação/Elese)