Assessor Especial da Alese participa de Semana Cultural sobre Tobias Barreto

3/6/2022

Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese

O assessor especial da Assembleia Legislativa de Sergipe, professor Jorge Carvalho do Nascimento participou da Semana Cultural do Nascimento de Tobias Barreto de Menezes, que acontece desde o último dia 1º até o próximo dia 7 de junho. O evento é realizado há mais de 20 anos, envolvendo estudantes das redes pública e particular de ensino de Tobias Barreto.

Professor Jorge Carvalho durante a palestra

Na oportunidade, o professor Jorge Carvalho, proferiu uma palestra com base no livro de sua autoria, intitulado: A Cultura Ocultada – A Influência Alemã na Cultura Brasileira durante a segunda metade do século XIX. O livro tem como tema central a circulação de ideias e teorias originadas na Alemanha, difundidas por alguns dos intelectuais que marcaram a Escola do Recife, em especial a geração de 1870 e as contribuições do sergipano Tobias Barreto.

Além de palestras, acontece na Semana Cultural uma sabatina organizada desde o início do ano letivo, sobre a vida do filósofo sergipano, escritor e jurista; líder do movimento intelectual, poético, crítico, filosófico e jurídico, conhecido como Escola do Recife, além de patrono da cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Letras.

Na sabatina, um representante de cada escola responde a dez perguntas sobre a trajetória do escritor sergipano. A abertura do evento contou ainda com as presenças do prefeito Dilson de Agripino e do secretário Municipal de Cultura, Josenilson Bispo, o Nissinho, estudantes, professores e a população em geral.

Fotos: Divulgação Secretaria de Cultura