Assembleia Legislativa lamenta a morte de Maria Feliciana

É com grande pesar que a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), lamenta em nome de todos parlamentares, a morte de Maria Feliciana dos Santos (77), na tarde deste sábado (27).

Conhecida mundialmente como a mulher mais alta (2,25 metros), ela nasceu no município de Amparo de São Francisco e desde muito jovem se destacou como jogadora de basquete, cantora e atração durante apresentação em circos, cinema e emissoras de tv, tendo ganhado destaque aos 18 anos quando foi coroada Rainha da Altura no programa Hora da Buzina, apresentado por Chacrinha; participando em seguida de turnê com o cantor Luiz Gonzaga, o rei do baião.

Para o presidente em exercício da Alese, deputado Garibalde Mendonça (PDT), Maria Feliciana deixa sua marca na história e nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la. “Neste momento de luto estendo minhas condolências à família e amigos de Maria Feliciana. Que encontrem conforto na lembrança de sua vida extraordinária e no legado que ela deixou para todos os sergipanos”, observa Garibalde.

Luto oficial

O deputado e governador em exercício,  Jeferson  Andrade (PSD), afirmou que Maria Feliciana deixa um legado por ter projetado o estado de Sergipe no Brasil e no mundo.

“Ela sempre esteve no mais alto patamar das artes e da cultura nordestinas. Apresento aos familiares, amigos e admiradores da Rainha da Altura, as nossas sinceras condolências e como governador em exercício, decreto luto oficial de três dias em todo estado de Sergipe pelo falecimento de Maria Feliciana, cuja história de vida fica eternizada na memória do nosso povo”, destaca Jeferson Andrade.

Coragem e desafios

Em Aracaju, foi inaugurado em 1970 no centro da cidade, o Edifício Estado de Sergipe, mas devido à altura, ficou conhecido e assim é chamado até os dias atuais, de Edifício Maria Feliciana.  A eterna Rainha da Altura deixa um legado de coragem e desafios nos últimos anos em que vinha enfrentando problemas de saúde e passando por necessidades financeiras.

Com a finalidade de minimizar a situação, foi aprovada na Alese, a Lei nº 3.948/1998, de autoria do Poder Executivo, concedendo pensão mensal vitalícia à Maria Feliciana e em dezembro de 2022, os deputados estaduais aprovaram, também de autoria do Executivo, o Projeto de Lei Ordinária nº 299, aumentado o valor do benefício, em reconhecimento a essa sergipana que foi destaque nacional, projetando o estado de Sergipe.

O local e horário do sepultamento ainda não foram informados por familiares.

Foto: Divulgação Radar Sergipe/Arquivo Alese