logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Artista plástica é homenageada pela Alese com Título de Cidadã Sergipana

A Artista Plástica Edjane Leite da Silva Monteiro, recebeu no final da tarde desta segunda-feira, 18, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Título de Cidadã Sergipana. A propositura aprovada por unanimidade é de autoria do deputado Venâncio Fonseca (PSC).

Maria Mendonça durante saudação à homenageada

A saudação à homenageada foi feita pela deputada Maria Mendonça (PSDB). “A nossa homenageada é uma pessoa dotada de sensibilidade ímpar, que por estar ciente de que a cultura é um direito fundamental do ser humano e ao mesmo tempo, um importante vetor de desenvolvimento econômico e de inclusão social, busca disseminá-la através da arte. É inegável a sua contribuição para o nosso estado, pois o amor que dedica ao que faz, vem sendo o diferencial necessário à ultrapassagem das barreiras existentes”, destaca referindo-se ao trabalho desenvolvido junto às pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

No discurso emocionado, a artista plástica Edjane Leite da Silva Monteiro informou que os familiares da mãe nasceram na cidade de Propriá, além do esposo Valfredo Coreia Monteiro e os filhos Aníbal e Charlene.  A filha mais nova, Raíra, nasceu em Vitória do Espírito Santo.

Edjane faz discurso emocionado

“Receber esse Título de Cidadã Sergipana, por indicação do deputado Venâncio Fonseca, para mim é uma honraria  e valor inestimável. Embora, sabedora desde sempre da generosidade própria do povo desta terra. A homenagem que eu recebo aqui, faz com que eu me sinta acolhida, valorizada e com profunda gratidão. Garanto que Sergipe estará sempre no meu coração.  Agradeço, pois se a minha infância se enraíza em Paulo Afonso (BA), minha história se vincula a Sergipe. Aqui estudei, me formei, tenho meus pais, tive meus filhos e meus amigos. Receber esse título, me gratificou profundamente e me comove pois através dos deputados, me sinto irmanados por todos. Hoje sou uma sergipana de fato e de direito pois no lugar aonde nasci, quase não tenho vínculos. Fiquem certos que continuarei levando o nome de Sergipe, aonde tiver exposição de arte contemporânea,

até quando Deus permitir”, enfatiza.

Familiares no plenário

O presidente da Alese, deputado Luciano Bispo parabenizou a mais nova cidadã sergipana. “A senhora não guardou seus dotes e está expandindo a vários lugares. Nós estamos felizes e honrados em tê-la como sergipana de fato e de direito. Continue assim cuidando bem dos outros e levando o nome de Sergipe para outros estados”, completou o

 

 

 

Edjane Leite da Silva Monteiro é natural da cidade de Paulo Afonso-Ba. Mora em Sergipe há mais de 30 anos. Graduada em jornalismo e pedagogia na Universidade Tiradentes,  é fotógrafa, radialista e pós- graduada em arte educação e psicopedagogia. Despertou para as artes abstrata aos 17 anos, e desde então vem aprimorando seu dom através de cursos ligados à pintura no Brasil e exterior.

Participou de diversas exposições em Sergipe, a exemplo “A Mulher e o  Desejo”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no Instituto Luciano Barreto Junior, “Gravura de Inverno” na Sociedade Semear, entre outras. A artista participou de exposições em outros Estados como: A coletiva da Primavera em Vitória do Espírito Santos (1987),” X Arte Sergipana, Hoje” no Museu Regional de Vitória da Conquista-Ba( 1997), “Coletiva de Maio” em São Luís do Maranhão ( 1995 e 1996). Participou da Exposição de Arte Contemporânea do MERCOSUL em Buenos Aires ( de 17  de setembro de 2002). II Mostra Darcy Penteado de arte(2005)  no Museu do Café World Trade Center- Santos –SP. Em 2011 recebeu várias premiações inclusive o título de Comendadora em Artes plásticas por contribuir com a cultura nacional. O troféu Especial em São Paulo( 2011); recebeu também Menção honrosa em Nova York (2012). Uma medalha em Niterói – RJ.

Unindo a arte e a pedagogia, Edjane ensina pintura à crianças, adolescentes e adultos, portadores de necessidades especiais do “Projeto Luz do Sol” em Nossa Senhora da Glória –SE e do  CAPS Artur Bispo do Rosário (Centro Assistência Psico Social – Aracaju /SE). Foi coordenadora do Espaço “Nise da Silveira”  e elaborou o projeto para o CAPS Arte de Viver em Itaporanga D’ajuda.  Atualmente, administra a ONG Aconchego que cuida de  pessoas esquizofrênicas e está trabalhando para a sua nova Exposição que irá acontecer em São Paulo e Los Angeles com a temática “Infinita Aliança”.

Mesa

Composição da Mesa

A mesa foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB), a deputada Goretti Reis (PSD), o consultor legislativo da Alese, o advogado Igor Albuquerque e o advogado Rivadálvio Silva, representando a Academia Sergipana de Letras.

No plenário, familiares e amigos da homenageada.

Por Rede Alese
Fotos: César de Oliveira

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo