logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Educação Inclusiva no Brasil: Avanços e Desafios nas Políticas Públicas, Tecnologias Assistivas e Comunicação

Resumo

O presente artigo examina a evolução e os obstáculos na educação inclusiva no Brasil. Ela visa integrar todos os alunos em escolas regulares, oferecendo o suporte necessário para sua participação plena. O texto explora o progresso desde a criação de políticas públicas, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), até o papel das tecnologias assistivas e da comunicação alternativa. Embora haja avanços significativos, desafios persistem, como a formação inadequada de professores, a falta de recursos e infraestrutura, e a resistência cultural. A solução requer um esforço colaborativo entre governo, escolas e sociedade para garantir uma educação inclusiva de qualidade.

 

Palavras-chave: Educação Inclusiva; Políticas Públicas; Tecnologias Assisti- vas; Comunicação Alternativa.

Título, resumo e palavras-chave em inglês

INCLUSIVE EDUCATION IN BRAZIL: ADVANCES AND CHALLENGES IN PUBLIC POLICIES, ASSISTANT TECHNOLOGIES AND COMMUNICATION

 

This article examines the evolution and obstacles in inclusive education in Brazil. It aims to integrate all students into regular schools, offering the su- pport necessary for their full participation. The text explores progress from the creation of public policies, such as the Brazilian Inclusion Law (LBI), to the role of assistive technologies and alternative communication. Although there have been significant advances, challenges persist, such as inadequate teacher training, lack of resources and infrastructure, and cultural resistan- ce. The solution requires a collaborative effort between government, schools and society to ensure quality inclusive education.

 

Keywords: Inclusive education; public policies; assistive technologies; alter- native communication.

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo