Arte in África: exposição segue até final de fevereiro na Escola do Legislativo

Da Escola do Legislativo/ Por Rosângela Dória

O professor Alexandre Marques, que ministra aulas de Química numa comunidade próxima ao Quilombo da Mussuca, no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, foi umas das centenas de pessoas que já visitaram a exposição Arte In África, na Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Sergipe. A mostra foi aberta no dia 20 de novembro e desde então tem atraído grande público.

Logo na chegada, ao ser questionado sobre escolher uma das obras para aparecer numa foto, optou pelas duas estátuas de Kalao, de Senoufo, na Costa do Marfim. Kalao é considerada a primeira ave da criação e uma das bases da filosofia Senoufo. O Kalao representa o sexo masculino pelo tamanho do seu bico, e o sexo feminino, principalmente as grávidas por causa da grande barriga. As estátuas variam de 10 cm a 3 metros de altura e são geralmente são colocadas nos cômodos das casas, em locais sagrados e usadas em rituais de iniciação.

“Achei a exposição maravilhosa, principalmente para a gente que vem de áreas de Quilombo, é sempre uma grata memória ocupar esses espaços, perceber a grandiosidade do nosso povo e ver quanto é bonita a diversidade cultural. A comunicação da arte enquanto algo sagrado, a arte enquanto manifestação do divino”, celebrou o professor enquanto caminhava pelos espaços.

A exposição sediada na Elese abriga mais de 100 peças do acervo pessoal do colecionador Guga Viana e está aberta ao público de segunda à sexta, das 8h às 17h com entrada gratuita. A mostra segue até o dia 23 de fevereiro.