logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Aprovado projeto que dá incentivo às empresas aéreas

Por Aldaci de Souza

Os deputados aprovaram por maioria na sessão mista desta quarta-feira, 30, o Projeto de Lei Ordinária nº 250/2020 sobre a não exigência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo descumprimento de compromissos assumidos com o governo estadual como requisito à concessão de benefício fiscal ao setor aéreo. O PL leva em conta os efeitos econômicos negativos relacionados à pandemia do novo coronavirus.

Os benefícios fiscais previstos nos convênios de 8 de julho de 2016 e nº 188, de 4 de dezembro de 2017, autorizaram que os Estados e o Distrito Federal concedessem benefícios fiscais relacionados ao ICMS devido por contribuintes do setor aéreo, como mecanismo para estimular o seu fortalecimento em todo o país.

Mas como a pandemia do novo coronavírus afetou diretamente a atividade econômica do transporte aéreo de passageiros, uma vez que a quantidade de voos e de clientes reduziu drasticamente, o Governo do Estado encaminhou o projeto à Alese, justificando a situação.

Redução de voos

De acordo com o portal “Flightradar24″1, que monitora o tráfego aéreo em todo o mundo, o número de voos comerciais sofreu uma redução de mais de 70% por cento, caindo de 109 mil operações diárias para 36 mil. Na América Latina, essa queda chegou a 90%, correspondente a um total de mais de 400 aeronaves paradas em meados de maio, o que certamente provocou graves prejuízos para as companhias.

Diante da situação, o Conselho Nacional de Política Fazendária — CONFAZ resolveu celebrar o Convênio ICMS n° 64, de 30 de julho de 2020, autorizando os Estados e o DF a não exigirem os créditos tributários de ICMS decorrentes do descumprimento dos Convênios anteriores, como forma de dar um fôlego ao setor aéreo, duramente afetado pela crise.

 “Vale ressaltar que a iniciativa não autoriza a restituição ou compensação de valores do imposto ou seus acréscimos legais já recolhidos pelas empresas, muito menos permite a remissão, anistia ou não exigência de tributos não relacionados aos Convênios em questão”, alerta o governo estadual.

Incentivos

De acordo com o líder do Governo na Alese, deputado Zezinho Sobral (PODE), o projeto fala sobre incentivos às companhias áreas, mesmo as que estejam com dificuldades de quitação fiscais.

“Ou seja, se a empresa está com algum atraso em relação ao Fisco e não poderia ter acesso a esse benefício, passará a ter com o Projeto de Lei que visa permitir que mesmo as empresas que estão em condições fiscais pendentes possam ser beneficiadas; até porque estão em situação financeira difícil. O PL promoverá o acesso de passageiros e amplia a chegada de pessoas a Sergipe”, ressalta.

Já o deputado Georgeo Passos (CIDADANIA), apesar de ter votado favorável, disse entender a situação das empresas aéreas, mas defende que o incentivo deveria ter sido para outras empresas. “O governo dispensou o pagamento para as empresas aéreas, mas não se preocupou com as demais empresas sergipanas, que também passam dificuldades com a pande ia. Para as empresas aéreas, o Governo vai passar a mão na cabeça e para as demais, vai apertar. Não tem porque olhar só um lado porque trazem turistas, mas será que as cooperativas de transporte alternativo de Sergipe e as empresas de transporte público também não passam por dificuldades?”, indaga.

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo