Aprovado PL que torna a “Missa do Vaqueiro do Mestre Tonho Preto” Bem de Interesse Cultural

Por Paulo Santos/Agência de Notícias Alese

Na tarde desta quinta-feira (18), durante votação nas Comissões Temáticas e em plenário, os deputados estaduais aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei (PL nº 113/2023), de autoria da deputada Maisa Mitidieri (PSD), que torna a “Missa do Vaqueiro do Mestre Tonho Preto” como Bem de Interesse Cultural. A Missa é um evento turístico, religioso, que visa manter viva a cultura popular e homenagear o vaqueiro, a bravura, a dedicação e a fé do homem sertanejo, do povoado Colônia Boquim, no município de Boquim.

“O projeto visa à promoção da diversidade cultural e o resgate da cultura local, através da sensibilização da população para que se reconheça a importância da cultura e sua história, bem como o legado de nossos ancestrais na construção da nossa cultura e identidade. Justifica-se por ampliar, despertar e valorizar nossa cultura, preservar o patrimônio imaterial e principalmente combater a lacuna da importância das contribuições boquinenses para nosso Estado e para a cultura nacional”,  justifica a parlamentar.

“Faz-se necessário a inserção no calendário oficial de eventos do estado de Sergipe: A “Missa do Vaqueiro do Mestre Tonho Preto”, a ser realizada anualmente no segundo domingo do mês de junho”, justifica.

Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese