Aprovada moção de apelo para limpar barragem em Ribeirópolis

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou Moção de Apelo, de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), para que o Governo do Estado, através da Companhia de Recursos Hídricos (Cohidro) estabeleça uma parceria entre o Estado e a Prefeitura de Ribeirópolis com o objetivo de limpar a barragem do Povoado João Ferreira, situada no município.

Ela contou que a Prefeitura não tem como custear as despesas do equipamento necessário para efetuar a limpeza, daí a necessidade do apoio do Estado para a realização do serviço. “A barragem é extremamente relevante para a agricultura e a pecuária, não apenas do povoado João Ferreira, mas de toda a região”. Ela citou o caso dos povoados Serrinha e Lagoa D’água, situados no entorno barragem. “Aproximadamente 150 famílias são beneficiadas diretamente pela barragem que é usada como reservatório nos períodos chuvosos”.

De acordo com ela, a estrutura atende as necessidades dos moradores, tanto na produção de hortaliças, quanto do lazer. “Quando está limpa e cheia, as pessoas acabam se reunindo para tomar banho e se divertir um pouco”, disse a deputada que esteve recentemente ao local e confessou ter ficado assustada com o que viu. “ A situação da barragem João Ferreira está deplorável. Seca e suja”, afirmou, observando ser preciso remover toda a sujeira para quando as chuvas chegarem, esteja em condições de atender a comunidade.

Por Assessoria Parlamentar
Foto: Jadilson Simões