Aprovada indicação sobre transferência de pacientes

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

A Indicação nº 432/2020, de autoria do deputado Dilson de Agripino (CIDADANIA), solicitando ao governador Belivaldo Chagas através da Secretaria de Saúde, maior agilidade e transparência das regulações e transferências dos pacientes com Covid-19 para leitos de UTI, foi aprovada na sessão desta quarta-feira, 19 na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

De acordo com a propositura, o Sistema Único de Saúde (SUS) é pautado pela descentralização e integração entre a União, os estados e os municípios, possuindo gestão compartilhada e colaborativa.

“O Complexo Regulador Estadual é de gestão da Secretaria de Estado da Saúde, bem como o Complexo Regulador Regional é de gestão e gerência compartilhada entre as secretarias municipais e estadual, regulando o acesso à população. Com isso, solicito agilidade e transparência das regulações e transferência dos pacientes com Covid-19 para os leitos de UTI”, reitera o deputado.

A Indicação também reivindica a operacionalização de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para a cidade de Tobias Barreto.

A propositura aprovada segue para a sanção do governador do estado.

Foto: Jadilson Simões