Aprovada indicação da deputada Lidiane Lucena para nomear Rodovia SE-220 como Rodovia Manoel Joaquim Porto – “Maneca”

Por Assessoria Parlamentar

Foi aprovada na sessão plenária desta terça, 29, a indicação da deputada estadual Dra Lidiane Lucena (Republicanos) para nomear a Rodovia Estadual SE-220, que liga o município de Aquidabã à BR-101, como Rodovia Manoel Joaquim Porto – “Maneca”.

A indicação, que recebeu uma aprovação unânime, reconhece o legado de Manoel Joaquim Porto, conhecido como “Maneca”. Ele se destacou como empreendedor e pelas suas duas gestões enquanto prefeito do município de Aquidabã.

“Esta homenagem é um tributo a um homem que não apenas se destacou na política e contribuiu para o desenvolvimento de nossa região, mas sobretudo para uma pessoa muito querida e respeitada por todos”, destacou a deputada Dra. Lidiane Lucena. “A Rodovia SE-220, com sua importância incontestável, agora levará o nome de alguém que deixou uma marca indelével na história de Sergipe, especialmente em Aquidabã e fico feliz por ter sido instrumento para esse reconhecimento acontecer.”

Sobre Maneca –  Nascido em 5 de dezembro de 1929 em Maruim, Maneca estabeleceu-se posteriormente em Aquidabã, onde passou a atuar com transporte de mercadorias e passageiros. Em pouco tempo, sua habilidade empreendedora o levou a transformar uma simples bomba de gasolina em um bem-sucedido posto de combustível, destacando sua visão e determinação.

Além de sua proeminência no setor empresarial, Maneca também desempenhou um papel significativo na política local. Ele foi prefeito de Aquidabã por dois mandatos, de 1982 a 1988 e de 1992 a 1996. Durante suas gestões, empreendeu projetos valiosos que beneficiaram a cidade e a comunidade local, sempre sendo lembrado como alguém simples, prestativo e de muita fé.

Mesmo após sua retirada da política partidária, Maneca permaneceu uma figura ativa na vida social de Sergipe, especialmente em Aquidabã, onde cultivou a simpatia e amizade de todos a seu redor. Seu falecimento em 26 de agosto de 2016 deixou para trás três filhos, cinco netos e uma história que merece ser preservada e honrada.

A denominação da Rodovia SE-220 como Rodovia Manoel Joaquim Porto – “Maneca” – representa um justo reconhecimento a alguém que desempenhou um papel notável no desenvolvimento de Aquidabã e região. A Assembleia Legislativa reforça seu compromisso em celebrar e preservar as contribuições de indivíduos como Maneca, que moldaram a identidade e o futuro de Sergipe.