Apresentações culturais marcam a abertura da exposição ‘Memorial do Fogo de Estância’

14/6/2022

Por Ethiene Fonseca/Agência de Notícias Alese

O clima de São João tomou conta da Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Elese). Na manhã desta terça-feira (14) teve início a exposição ‘Memorial do Fogo de Estância – a pura arte dos estancianos’. Além de mais 30 peças entre quadros e barcos de fogo, quem compareceu ao Espaço Cultural da Elese também se divertiu com a apresentação do grupo cultural Batucada Quebra Coco de Estância e com a performance do Corales, grupo musical da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A iniciativa é uma parceria entre o Poder Legislativo, a Prefeitura Municipal de Estância e o Memorial do Fogo de Estância.

A Elese recebeu o grupo Batucada Quebra Coco, de Estância

“Aqui nós temos hoje uma exposição homenageando a cidade de Estância, especialmente o Memorial do Fogo, quando nós trouxemos aqui parte do acervo do Memorial em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Prefeitura Municipal. Nós trouxemos parte desse acervo, eu fiz questão de pessoalmente fazer a seleção. O visitante pode aqui apreciar obras que rotineiramente se encontram no Memorial do Fogo de Estância. Esses barcos, que são uma tradição cultural de Estância. Inclusive, legalmente, os barcos de fogo são Patrimônio Imaterial Cultural do povo sergipano”, comentou o coordenador de Projetos Especiais da Escola do Legislativo, Arivaldo Chagas.

A diretora da Escola do Legislativo, Isabela Mazza, acredita que a exposição vem trazer a alegria dos festejos juninos para a população, que ficou cerca de dois anos sem as celebrações que são típicas do Nordeste por conta da Pandemia da Covid-19 e a proibição da realização de eventos sociais. Isabela destaca que a exposição segue até o dia 22 de julho e é aberta ao público, convidando a população para visitar as obras na Elese. O horário de visitação é das 8h às 17h.

“Eu acho que a coisa mais importante nesse momento é que nós estamos despertando os sergipanos sobre a importância de se valorizar a cultura do seu Estado. Esse é um dos maiores objetivos que a gente tem. A gente abre o Espaço Cultural com a exposição de Joca, artista plástico que está com uns quadros em exposição. A gente abriu o Espaço para fazer em conjunto com os barcos de fogo, que é uma das representações artísticas e culturais mais importantes do Estado. A gente precisa valorizar isso, o sergipano precisa conhecer isso. O sergipano precisa despertar esse sentimento de pertencimento”, comentou Isabela.

Celebração

Exposição enaltece as tradições culturais de Estância

Representando o presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo, estava o diretor de Comunicação da Assembleia, Irineu Fontes. Ele ressaltou que a atual gestão da Casa tem buscado enaltecer a cultura sergipana em suas várias manifestações, destacando o trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo de Sergipe. Irineu também falou sobre o papel de destaque que o município de Estância tem quando se fala em cultura.

“Desde que Luciano assumiu, há 8 anos, ele coloca a Assembleia à disposição da população de Sergipe. Tanto as ações da Assembleia, como tudo que Sergipe produz, mostrando e convidando as pessoas para conhecer o que se faz em Sergipe. A Escola do Legislativo vem fazendo esse trabalho muito importante de trazer essa cultura do interior, trazer as tradições, para mostrar à população da capital, que muitas vezes não conhece. Estância é tradicionalmente a cidade do São João, a cidade do barco de fogo, a cidade do busca-pé. E, com as batucadas, fica mais bacana ainda. Luciano Bispo mais uma vez vem com uma gestão de transparência, de democracia para todos”, ressaltou o diretor de Comunicação.

O evento contou com a apresentação do Corales

A secretária Municipal de Cultura e Turismo de Estância, Lidiane Nobre, prestigiou a abertura da exposição. Ela falou sobre sua satisfação em trazer um pouco das tradições do município para a capital sergipana. A gestora espera que a exposição atraia a atenção das pessoas, principalmente dos turistas, divulgando as várias manifestações culturais de Estância, a exemplo do barco de fogo, das batucadas e das quadrilhas.

“Estar com um espaço para as pessoas de Aracaju, os turistas que aqui estão visitem a exposição, é muito importante para a cidade de Estância, para os nossos fogueteiros, as nossas batucadas, para o nosso ciclo junino em um contexto geral. Em Estância são 30 dias de festa, todos os dias na nossa praça: batucadas, barcos de fogo, espadas, as quadrilhas, fogueteiros, trios pé-de-serra. Tudo isso disponível para todos conhecerem a nossa cultura, o nosso lar, o nosso fervor, nossa alegria de poder retomar depois de dois anos. Vivenciar isso com toda emoção é sem dúvida um presente divino”, finalizou.

Fotos: Jadilson Simões