Após acidente fatal, Linda Brasil cobra criação de políticas públicas voltadas à mobilidade urbana de ciclistas e pedestres

Por Assessoria Parlamentar

A deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (Psol), utilizou a tribuna na manhã desta quarta-feira, 09, para se solidarizar com a família do ciclista Rare Oliveira Paixão, que morreu após ser atropelado por um carro na Avenida Beira Mar, em Aracaju.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o ciclista atravessava a avenida Beira Mar quando um carro parou para ele atravessar, mas outro seguiu e o acidente aconteceu. Com o impacto, o homem morreu e a bicicleta ficou toda retorcida.

“É emblemático que a morte de mais um ciclista ocorra em Aracaju um dia após o dia do Pedestre, 08 de agosto. É visível que Aracaju é uma cidade pensada apenas para os carros, privilegiando apenas esse modal. Quem anda a pé ou de bicicleta em nossa cidade sabe dos problemas que enfrentamos com as calçadas irregulares, com o assédio de mulheres ciclistas, e com a falta de ciclofaixas e maiores extensões de ciclovia”, pontuou a deputada.

De acordo com dados do DataSUS, ferramenta do Ministério da Saúde, de 2012 a 2022, o número de internações de ciclistas envolvidos em acidentes cresceu 71% no país. No último ano, 15.098 ciclistas foram hospitalizados e 316 perderam a vida no trânsito. Em 2023, nos primeiros três meses deste ano, o Sistema Único de Sáude (SUS) contabilizou 3.543 internações e 74 pessoas morreram.

Diante dos dados nacionais, Linda cobrou a criação de políticas públicas para melhorar a mobilidade urbana voltada a ciclistas e pedestres, a exemplo da educação no trânsito, já que a partir da próxima sexta-feira, os corredores de ônibus da capital entram em funcionamento e muitas pessoas se sentem inseguras com o ponto de ônibus no canteiro central da via.

“Agora com essa questão dos corredores exclusivos para ônibus que serão inaugurados dia 11, e que já conta com diversas críticas da população, especialmente das pessoas que têm algum tipo de limitação física e sentem dificuldade para atravessar a rua para pegar o ônibus. O risco será grande e a Prefeitura de Aracaju precisa estar preparada para lidar com essas situações”, destacou a deputada.

Foto: Jadilson Simões / Agência de Notícias Alese