logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Ana Lúcia pede atenção para prevenção da fibrose cística

A deputada estadual Ana Lúcia ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na tarde desta segunda-feira, 12, para destacar a passagem do “setembro lilás”, campanha de sensibilização para a prevenção da Fibrose Cística. “A doença é genética e progressiva e dezenas de crianças morrem sem o diagnóstico”, alertou a parlamentar.

 

Na última semana, Ana Lúcia apresentou o Projeto de Lei 75/2016, que institui o Dia Estadual de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. De acordo com o PL, o Estado poderá realizar anualmente, no dia 5 de setembro, atividades com o intuito de conscientizar a população, em especial os gestores e os profissionais da área de saúde, sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença. Outro objetivo é divulgar a acessibilidade, nos serviços públicos de saúde, aos medicamentos indicados para o tratamento.

 

A deputada destacou que esteve presente na caminhada “Um beijo pela vida”, na manhã do último sábado, 10, sobre o tema. A caminhada é uma realização do Instituto de Divulgação da Fibrose Cística Unidos Pela Vida, entidade sem fins lucrativos criada por familiares de crianças acometidas com a doença, com o objetivo de chamar a atenção para os riscos e da Fibrose Cística e da necessidade do seu diagnóstico precoce. “Precisamos nos incorporar a esta luta”, defendeu Ana Lúcia.

 

Também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, a fibrose cística é uma doença genética, ainda sem cura, mas que se diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada, o paciente poderá ter uma vida praticamente normal, dentro de seus limites.

A Fibrose Cística pode ser identificada através do teste do pezinho e seu diagnóstico pode ser confirmado através do teste do suor, ou ainda através de exames genéticos. “Já são 47 crianças diagnosticadas no Estado”, destacou Ana Lúcia. Ela explicou que, há cerca de dois anos, o Sistema Único de Saúde passou a fazer o disgnóstico da doença. Desde então, foram identificados pelo SUS cinco casos de crianças com fibrose cística em Sergipe. “Este é um avanço importante”, apontou.

 

Requerimento

Ana Lúcia apresentou também um requerimento convidando o médico Sérgio Henrique Sampaio, especialista em fibrose cística e presidente da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose, para proferir palestra na tribuna da Alese. A palestra, que deverá ser realizada ainda no mês de outubro, tem o objetivo de esclarecer a população e sensibilizar os deputados sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, da necessidade de tratamento adequado e de acesso à medicação para aqueles que foram acometidos com a doença.

 

Prevenção ao suicídio

Em plenário, Ana Lúcia também chamou a atenção para a campanha do “setembro amarelo”, que busca sensibilizar a população para a prevenção ao suicídio. Ela destacou que neste domingo, 11, no calcadão da 13 de julho, foi realizada a II Caminhada pela Vida, como parte da campanha. A iniciativa foi da Associação Brasileira de Psiquiatria e a Associação Sergipana de Psiquiatria, Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina.

Da mesma forma que deu certo o outubro rosa, no sentido de prevenir o câncer de mama, e o novembro azul, no que diz respeito à prevenção do câncer de próstata, devemos aderir à campanha do setembro amarelo e do setembro lilás”, destacando que essas campanhas conscientizam a população e ajudam os governantes a adotarem as politicas públicas de prevenção e tratamento destas doenças e transtornos.

A parlamentar alertou que, embora os indivíduos que sofrem de depressão costumem demonstrar alguns dos sinais da doença a pessoas próximas, muitas vezes seu pedido de ajuda – geralmente sutil e indireto – é ignorado. “Muitas vezes a gente releva e não aprofunda as causas do suicídio”, apontou. “Precisamos despertar o estudo, mas acima de tudo a prevenção das angústias, da depressão, da falta de vontade de viver”, finalizou a deputada.

Foto: Ascom Parlamentar

Foto: Ascom Parlamentar

 

Por Ascom Parlamentar

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo