A deputada estadual Ana Lúcia (PT-SE) fez um pronunciamento, na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, na manhã desta quinta-feira, 06, parabenizando toda a comunidade escolar do Colégio Estadual Milton Dortas, localizado no município de Simão Dias, em especial a professora e diretora, Daniela Santos Silva, pelo excelente trabalho realizado e pelo fato de a unidade de ensino ter sido incluída no ranking das dez melhores escolas públicas de ensino médio do país, de acordo com os critérios do Inep (Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira).

“É importante destacar que esses professores já vêm ao longo do tempo discutindo de forma colegiada o projeto pedagógico e sempre aplicam inovações pedagógicas. Quando se há um bom corpo docente, uma diretora que dialoga e respeita os professores, um laboratório de informática que funciona, uma biblioteca decente, um mínimo de material didático-pedagógico e quando há condições de os professores trabalharem dignamente, o resultado é esse”, destacou Ana Lúcia.

A parlamentar ainda comentou as declarações do Ministro da Educação, Renato Janine, que na última quarta-feira, 05, falou sobre os novos critérios de avaliação das escolas. “O ministro Janine desmistificou essa história de que aqueles que possuem as melhores notas no ENEM são os melhores”, afirmou a deputada.

Segundo o ministro da Educação, Renato Janine, o MEC está propondo, através dos critérios do Inep, rankings alternativos à listagem pelas maiores notas. “Pela primeira vez estamos propondo ranking alternativo aos óbvios, porque a primeira da lista pode não ser a melhor, porque têm fatores externos que podem determinar isso. Queremos aproximar esse resultado do mundo real e, sobretudo, ver a contribuição efetiva da escola”, declarou o ministro.

“Temos que considerar fatores externos que não dependem da escola, mas que têm impacto sobre a escola, como o nível socioeconômico dos alunos. Uma escola com alunos mais pobres vai ter uma nota inferior, mas essa escola pode fazer um trabalho educativo importante porque ela pode melhorar mais este aluno”, esclareceu Renato Janine.

Fonte: Ascom Parlametar – Dep. Ana Lúcia (Débora Melo)
Foto: César de Oliveira