Ana Lúcia destaca passagem do Dia Estadual do Rio Japaratuba

No Dia Estadual do Rio Japaratuba, 30 de agosto, a deputada estadual Ana Lúcia ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para registrar a passagem da data. Instituída em abril deste ano pela Lei 8.103, de sua autoria, a Lei prevê que todos os anos nesta data sejam realizados debates, palestas e ações em defesa do Rio Japaratuba. “O Rio percorre 18 municípios do Estado, sendo muito importante para a população sergipana na sua economia, na sua cultura, nas condições sociais do seu povo”, apontou a deputada.

Antes de ser apresentada, explicou a parlamentar, a proposta da Lei foi discutida pelo Comitê de Bacias do Rio Japaratuba, pela ONG SOS Rio Japaratuba e pelo Fórum do Poder Popular, entidades ambientalistas da região. “Eles escolheram 30 de agosto por ser o dia em que foi instalada a bacia do Rio Japaratuba, no ano de 2007. Esta é uma data que marca toda a discussão, toda a luta em defesa desta bacia, que é mais degradada de Sergipe”, explicou.

Ana Lúcia aproveitou para convidar a população para prestigiar as atividades alusivas à data, que ocorrem em Pirambu e Japaratuba. Em Pirambu, será realizado um ato público, com concentração às 14h, na Praça da Igreja Católica e culminância às 16h com um abraço simbólico à foz do Rio. Japaratuba marca a passagem da data com o “I Simpósio Rio Japaratuba – Presente e Futuro”, às 19h na Câmara de Vereadores, quando ocorrerão palestras e apresentação de trabalhos de pesquisa sobre o tema.

Outro importante momento de debates sobre o tema será no próximo dia 15 de setembro, quando a Assembleia Legislativa recebe a palestra do pesquisador Cristiano Ayres, que defendeu sua tese de doutorado sobre a bacia do Rio Japaratuba. “Vamos ter oportunidade de discutir e debater com mais profundidade esse processo de degradação desta importante bacia hidrográfica do nosso Estado”, convidou.

Fonte: Ascom Parlamentar Dep. Ana Lúcia