O Dia Estadual de Combate à Intolerância Religiosa é comemorado neste sábado, 21 em Sergipe, por meio de um projeto de autoria da deputada Ana Lúcia Vieira (PT). E para comemorar a data, acontece na tarde desta sexta-feira, 20, uma caminhada em Aracaju, promovida pelos chamados povos de terreiro.
“Amanhã é o Dia de Enfrentarmos a Intolerância Religiosa. É uma lei de nossa autoria e hoje os povos de terreiro vão estar concentrados a partir das 15h na Praça do Mini Golf e vão fazer uma caminhada até a Praia 13 de Julho. É importante a sociedade acompanhar”, ressalta a deputada Ana Lúcia.
De acordo com ela, os povos de terreiro são discriminados. “Eles são os mais discriminados porque trazem a sua religiosidade do continente de onde vieram; cada dia mais eles se organizam e buscam resgatar sua identidade, que passa pela religiosidade. Isso não quer dizer que todos os negros são de povos de terreiro. Negro também é ateu e faz opção de todas as religiões. Agora tem uma religião que é muito forte e que tem diversidade porque o Brasil, do continente latino-americano, é o único país que recebeu irmãos africanos de cinco países com línguas, culturas e identidades diferentes”, enfatiza.
Lei
A Lei 7.054/2010 que estabelece a data de 21 de janeiro como o Dia Estadual de Combate à Intolerância Religiosa, de autoria da deputada Ana Lúcia Vieira, vem fortalecendo a mobilização contra práticas preconceituosas e de intolerância.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões