Ana defende criação de Comitê das Bacias dos Afluentes do São Francisco em SE

A deputada Ana Lúcia Vieira (PT) destacou na sessão desta quarta-feira, 11,  a participação no seminário do Comitê das Bacias dos afluentes do rio São Francisco, realizado nos dias 5 e 6 de outubro em Salvador (BA).  Na oportunidade, ela defendeu a criação de um comitê sobre os afluentes em Sergipe.

“Quero trazer aqui a nossa preocupação com toda a degradação dos afluentes. Não só a bacia do rio São Francisco está extremamente degradada, mas todos os seus afluentes também. Tem afluentes em que o rio está seco e a população está sendo abastecida a partir da água do lençol freático. Sergipe e Alagoas são os estados que recebem todo o impacto da degradação dos afluentes e da própria bacia”, ressalta.

De acordo com Ana Lúcia, a situação dos minérios nos rios afluentes é extremamente preocupante como a questão do esgotamento sanitário.

“Aqui em Sergipe nós não temos o Comitê dos rios afluentes da Bacia do Rio São Francisco. Eles não influenciam tanto na bacia, mas é fundamental. Sergipe é o único estado que tem seus afluentes, mas não tinha nada a apresentar porque não existe a bacia. Já conversei hoje com o secretário do Meio Ambiente, Olivier Chagas e na próxima semana vamos ver como é que fica a política dos comitês das oito bacias e precisamos priorizar a Bacia do Rio São Francisco pois Sergipe depende de 60% das águas do São Francisco e Aracaju, 70%, portanto precisamos ter uma campanha de educação ambiental”, completa.

Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões