Ana Lúcia critica corte de 98% na política nacional de Assistência Social

No Dia D de mobilização em defesa do Sistema Único de Assistência Social, a deputada estadual Ana Lúcia denunciou o corte de 98% do orçamento voltado para a política de Assistência Social e de 11% do Bolsa Família, por parte do governo golpista de Michel Temer. Em seu pronunciamento, a parlamentar prestou sua solidariedade aos trabalhadores e usuários do SUAS e informou que irá apresentar uma moção para o Governo Federal pedindo a imediata suspensão do corte de recursos.

O pronunciamento da deputada na tribuna foi acompanhado e aplaudido por militantes sociais, usuários, gestores e trabalhadores da política de Assistência Social de todo o Estado, que vieram à capital para participar do ato. A manifestação aconteceu simultaneamente em todo o Brasil e a escolha da data se seu a partir da data limite de apreciação do orçamento público, dia 30 deste mês.

Ana Lúcia recebeu e citou dois importantes documentos: a carta do Fórum Nacional de Defesa do SUAS, entregue pela presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS Sergipe), e a carta aberta do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), das mãos do secretário adjunto de Assistência Social de Aracaju, Valdiosmar Vieira Santos.

“O SUAS é o maior sistema do mundo de programas sociais e está sendo ameaçado. Foi instituído enquanto política pública em 2004 pelo então governo Lula, e esta sendo desmontado por meio do corte de orçamento por este governo golpista”, destacou, informando que o sistema abrange mais de 30 milhões de famílias referenciadas nos mais de 8 mil Centros de Referência de Assistência Social e Centros Especializados de Assistência Social.

“Somos o país com maior concentração de riqueza do mundo e, portanto um país com diferenças sociais gritantes, que reproduz os preconceitos sociais, onde se acha natural que o pobre seja pobre, que a escola de pobre seja pobre e que o sistema de saúde de pobre, seja pobre também”, lamentou a deputada, ao passo que chamou a atenção para a necessidade de que a resistência não seja restrita aos trabalhadores do SUAS, mas de toda a classe trabalhadora e da classe política.

Após prestar seu apoio ao movimento, Ana Lúcia informou que irá promover uma audiência pública no início mês de outubro sobre o desfinanciamento do SUAS, por meio da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente, coordenada por ela.

Mobilização

A concentração do Dia D de mobilização em defesa do SUAS ocorreu na Praça Fausto Cardoso, às 9h30. Em seguida, os manifestantes ocuparam a ALESE para acompanhar o pronunciamento de Ana Lúcia e, posteriormente, marcharam pelo Calçadão da João Pessoa até a Praça General Valadão, onde abraçaram simbolicamente Praça em defesa do SUAS.

A realização foi do Congemas, com o apoio de movimentos sociais, entidades de classe como o CRESS Sergipe e CRP 19, e outras organizações da sociedade civil. O ato contou ainda com a presença da CUT, MST, Sindasse, usuários e diversos gestores municipais, sobretudo da assistência social.

Fundação Renascer

Ana Lúcia se solidarizou ainda com os servidores da Fundação Renascer, que estão com suas atividades de trabalho paralisadas por três dias pelo o fim da terceirização das atividades do sistema socioeducativo, pela realização de concurso público para o setor e contra o pagamento de salários abaixo do salário mínimo nacional para alguns servidores/as. Participam da paralisação orientadores e agentes sociais, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, educadores sociais e demais trabalhadores da fundação.

Por Assessoria Parlamentar
Foto: Ascom