Alunos de Ribeirópolis visitam Escola do Legislativo e plenário da Alese

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 5, mais uma edição do projeto Visita à Casa do Povo, coordenado pela Escola do Legislativo João de Seixas Dórea, com a finalidade de aprimorar e promover o exercício da cidadania e o fortalecimento do poder legislativo.  Oitenta estudantes do Colégio Estadual João XXIII, localizado no município de Ribeirópolis, acompanhados de professores, obtiveram conhecimento sobre o funcionamento da Elese e tiveram a oportunidade de conversar com deputados no plenário da Casa Legislativa.

As coordenadores Ana e Ronice apresentam a cartilha

As visitas foram acompanhadas pela coordenadora administrativa da Escola do Legislativo João de Seixas Dórea, Ronice Souza de Oliveira e pela coordenadora do projeto Visita à Casa do Povo, Ana Macedo.

Ronice Souza, falou da satisfação receber mais uma turma de estudantes para mostrar como funciona a Escola do Legislativo e as sessões plenárias. “Estamos muito felizes em receber os alunos do Colégio João XXIII, da cidade de Ribeirópolis, O projeto Visita à Casa do Povo tem o intuito de  fazer com que  os estudantes dessa nova geração, interajam melhor com a história do Legislativo e com os nossos deputados e possam participar da vida legislativa do nosso estado”, ressalta.

De acordo com o diretor do Colégio João XXIII, Evandro Barbosa Portela, falou sobre a experiência para os alunos.

Professor Henrique Andrade

“É uma experiência muito boa para os alunos que saem da teoria e vêm conhecer na prática como funciona o Poder Legislativo, os projetos aprovados, a vivência da Casa Legislativa, com as discussões que vão influenciar a vida de todos os sergipanos”, observa.

Segundo o professor Henrique Andrade, a visita contribui para a formação dos cidadãos. “Nós agradecemos a visita e entendemos ser importante que os alunos reconheçam esse processo político que passamos; tivemos eleições recentes  e eles necessitam fazer parte disso e entender que a política não é algo que nos é imposto, mas que devemos participar dela e conhecer como funciona. Muito importante mostrar como funciona a Assembleia Legislativa e os deputados para que reconheçam e dêem o valor necessário à política como um todo”, entende.

Paulo Emanuel realizou o sonho de conhecer Iran Barbosa

O estudante Paulo Emanuel Dias Santana, do 9º Ano A,  disse que a visita foi muito interessante e que tinha o sonho de conhecer o deputado Iran Barbosa. “Eu não conhecia na prática. estamos estudando o assunto com o professor Paulo Sérgio, da disciplina Sociedade e Cultura. Esse é o meu primeiro ano em escola pública e essa experiência que estou vivendo está sendo muito boa. Eu queria muito ver o deputado Iran Barbosa, porque é um professor e eu gosto muito de estudar Geografia e História e só tenho a agradecer”, afirma.

A deputada Goretti Reis (PSD) e o deputado Iran Barbosa (PSOL) conversaram com os alunos e os professores. “É muito bom receber os estudantes e os professores qui no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe para que acompanhem os trabalhos dos deputados. Agora tivemos mudanças com o recente processo eleitoral e é muito importante que os jovens se envolvam, tragam sugestões importantes par nós”, destaca Goretti Reis.

Goretti Reis conversa com alunos e professores

Para o deputado Iran Barbosa, a visita de estudantes junto com professores ao Parlamento é a demonstração de um exercício-laboratório que toda escola tem que fazer.

“Dialogar, explicar e deixar bem evidente para os alunos como é que funcionam as estruturas de poder no nosso estado, como ente político e como os poderes se organizam. O cidadão exerce com maior plenitude a sua cidadania, quando ele compreende como é que funciona os espaços de poder e a vinda de alunos a esses espaços é o primeiro momento para quebrar dificuldades que existem na relação. É uma satisfação enorme estar recebendo os alunos e os professores do João XXIII em Ribeirópolis”, enfatiza abraçando o estudante Paulo Emanuel.

Oitenta alunos assistiram à palestra no auditório da Elese

Os alunos e professores receberam a cartilha educativa do projeto Visita à Casa do Povo, elaborada por meio de uma linguagem fácil em quadrinhos, com uma breve visão do parlamento estadual, visando contribuir  para a formação enquanto cidadão crítico e consciente, para o fortalecimento das instituições democráticas e para a construção de um mundo mais justo, fraterno e feliz.

Fotos: Jadilson Simões