Alunos da UFS participam de palestra sobre o funcionamento da Alese

Publicada: 10/11/2022 às 14:58

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

A Escola do Legislativo João de Seixas Dória, da Assembleia Legislativa de Sergipe, realizou na manhã desta quinta-feira, 10, mais uma edição do Projeto Visita à Casa do Povo, recebendo na Sala das Comissões Temáticas, estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a professora Tatiana Güenaga Aneas para uma palestra com o subsecretário geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque.

Isabela Mazza elenca projetos desenvolvidos pela Escola do Legislativo

Na oportunidade, a diretora da Elese, Isabela Mazza ressaltou a importância de conhecer o Poder Legislativo. “Estamos recebendo os alunos da UFS, principalmente do curso de Ciências Sociais com ênfase em Ciências  Políticas, orientados pela professora Tatiana para entender como funciona a Assembleia, por meio de uma palestra do Dr. Igor Albuquerque, mostrando a importância da Casa para a sociedade no geral. Com isso, a gente espera fortalecer ainda mais o Poder Legislativo”, entende.

Ela falou sobre o projeto Visita à Casa do Povo e destacou a necessidade de debater cada vez mais temas como Educação, Política e Cidadania. “É importante ver que jovens como vocês se interessam em adquirir conhecimentos e a gente está aqui para mostrar um pouco do funcionamento da Assembleia Legislativa de Sergipe. O projeto Visita à Casa do Povo funciona há muitos anos na Escola do Legislativo com a finalidade de trazer alunos de escolas públicas, particulares, universitários para conhecer a Alese”, afirma.

Professora Tatiana Güenaga, coordenadora da Liga Acadêmica

Isabella informou que a Escola do Legislativo tem dois grandes princípios: a educação técnica, para servidores com cursos de  aperfeiçoamento e capacitação, além do viés que é a educação política e cidadania, com vários projetos levando conteúdo para alunos desde o ensino fundamental.

“No Visita à Casa do Povo, abrimos as nossas portas para nos apresentar. Temos o Projeto Quintas Negras, a Cia de Arte Alese; trabalhamos com escolas e o projeto Conecta, de apoio às Câmaras de Vereadores para o fortalecimento do Poder Legislativo Municipal, com cursos e implantação de Escolas do Legislativo Municipais, além do projeto Parlamentar por um Dia, que é uma vivência que a gente leva para as escolas de Ensino Médio, mostrando como é uma eleição, como se defendem os pensamentos e os jovens escolhidos vêm participar de uma sessão plenária”, elenca.

Liga Acadêmica

Participaram do evento alunos que integram a Liga Acadêmica de Representação e Participação Políticas, que trata-se de um projeto de extensão que está nascendo na Universidade Federal de Sergipe.

O aluno Ricardo Nascimento já havia participado do Parlamentar por um Dia

“Eu como professora do Departamento de Comunicação Social, estou aqui na função de supervisora e orientadora, mas na verdade foi algo que nasceu da vontade deles mesmo, dessa percepção de que é necessário aproximar o Poder Legislativo das pessoas. Aqui temos estudantes dos cursos de Comunicação, Direito, Engenharia da Produção, entre outros; então é um projeto interdisciplinar e eu espero que essa seja a primeira de várias outras oportunidades para aproximar, crescer e qualificar a participação das pessoas que precisam conhecer o Legislativo, para que então possam participar. Agradeço a oportunidade de estarmos aqui nesse momento muito rico”, afirma a professora Tatiana Güenaga lembrando que trazer os estudantes à Alese é muito importante porque eles são multiplicadores, são formadores de opinião.

O aluno do 5º período do curso de Publicidade, Ricardo Nascimento Santos, já havia participado do projeto Parlamentar por um Dia, quando estudava no Colégio Estadual Dom Luciano. “Eu tive os primeiros contatos com ações desenvolvidas pelos parlamentares quando participei do Parlamentar por um Dia; ingressei na universidade e tive contato com a Liga Acadêmica de Representação. Hoje retorno a Alese lembrando a importância do contato entre o Legislativo e a academia; com toda a sociedade para ter a disseminação do que acontece na Assembleia Legislativa de Sergipe”, observa.

Conexão

Igor Albuquerque detalha funcionamento da Alese

Na palestra, o subsecretário geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque falou entre outros pontos sobre a responsabilização e a responsividade.

“Elas não são tão novas dentro da Ciência Política, mas começam a ter um alcance maior no dias de hoje; mostrando qual a conexão que o Parlamento têm com a sociedade. A gente percebe que a nossa democracia tem sido modificada nos últimos anos, como a relação que o eleitor tem com o parlamentar. Há 15 anos, o eleitor só se pronunciava em geral, na hora do voto à cada eleição, quando depositava a sua satisfação ou insatisfação na urna.  Antes só no momento da urna era que nós eleitores tínhamos um encontro com os parlamentares. Agora temos o momento da urna e cada segundo dentro dos quatro anos do mandato, porque hoje com a Internet, principalmente com as redes sociais, a comunicação do eleitor  com o parlamentar é instantânea. No plenário e nas Comissões Temáticas, todas as discussões são transmitidas em tempo real, sem cortes, seja pela TV Alese, pelas redes sociais, pela Internet, Youtubie e o eleitor no mais longínquo povoado pode estar elogiando, se sentindo representado ou criticando”, destaca.

Professora e alunos recebem livro de autoria do palestrante

Sobre a visita dos estudantes da Universidade Federal de Sergipe, Igor Albuquerque disse que a Casa Legislativa se sente honrada com as presenças  de jovens querendo saber como a Assembleia funciona e até mesmo sobre as entranhas do Parlamento.

“Isso é muito importante, porque quanto mais jovens souberem e valorizarem o que se passa na Assembleia Legislativa de Sergipe, é que vão dentro da sociedade também, reverberar esses valores democráticos. Nós temos a responsabilidade cívica e histórica, com cada um de nós mesmos e com as nossas famílias, de trabalhar para manter os valores democráticos e o direito de influir na vida nacional. A Assembleia Legislativa insta através dos seus canais de comunicação e divulgação, que as pessoas se interessem sobre o que é produzido aqui e participem da vida pública, questionando, opinando, reclamando, sugerindo, apoiando aplaudindo e quem sabe no futuro, se candidatando ao cargo de deputado estadual, porque é disso que vem a riqueza da democracia. Parabéns à Universidade Federal de Sergipe, aos professores e a essa Liga que se forma para estudar a participação popular. A Assembleia Legislativa está aberta para discutir qualquer assunto, sem reserva”, enfatiza após tirar todas as dúvidas dos alunos sobre o funcionamento da Alese.

A visita foi finalizada no plenário

Ele entregou à professora e aos alunos, o livro de sua autoria intitulado: “Hierarquia Normativa no Direito Brasileiro”. Em seguida, a equipe da UFS conheceu o plenário, local em que ocorrem as sessões com pronunciamentos dos deputados, debates, votação de projetos, audiências públicas e palestras.

Fotos: Joel Luiz

 

 

 

Outras notícias para você