A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) sediou a Assembleia Geral da União Parlamentar do Mercosul (UPM), realizada na Sala das Comissões. O encontro, presidido pelo deputado Paulo Júnior (PV), que representou o deputado Georgeo Passos (Cidadania) na reunião, teve como pauta a Prestação de Contas da gestão anterior, a Eleição da Nova Mesa Diretora e o Planejamento da Agenda, anos 2025 e 2026. O evento começou na quinta-feira (28) e teve continuidade nesta sexta-feira (29). Os participantes foram recepcionados pelo presidente do Poder Legislativo de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSD).

Presidente da Alese e a comissão da UPM
Durante o encontro na Presidência, Jeferson Andrade enalteceu a importância da interface entre a UPM e a Alese. “É muito importante a união entre os deputados do Mercosul. Estamos felizes em participar dessa reunião na nova legislatura. Esse compromisso não é apenas da Unale com Sergipe, mas reflete a história do estado com a Unale e a UPM”, compreende.
Na oportunidade, o presidente da Alese parabenizou o deputado Georgeo Passos pela reeleição. “Quero parabenizar o deputado George Passos, que conseguiu trazer para esta Casa um espaço fundamental para inserir Sergipe não só nas grandes discussões do Brasil, mas também no Mercosul. Essa nova união dos deputados da América do Sul permite que compreendamos melhor nossos vizinhos e fortaleçamos o desenvolvimento de políticas públicas para melhorar a vida dos cidadãos.”
Eleição
Durante a reunião, Georgeo Passos foi reeleito presidente da UPM, consolidando seu papel na condução dos trabalhos do órgão. A reeleição de Georgeo Passos e a definição da nova agenda para 2025 reforçam o compromisso dos parlamentares em ampliar a atuação da UPM, tornando o Mercosul mais integrado e eficiente. A continuidade dos trabalhos demonstra que a cooperação legislativa é uma ferramenta essencial para o avanço das políticas públicas na América do Sul.
A UPM é um órgão essencial para o fortalecimento da cooperação legislativa entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (suspensa desde 2016). Através de debates e deliberações conjuntas, a União Parlamentar busca harmonizar legislações, facilitar acordos comerciais, promover direitos humanos e fortalecer a governança regional.
Prestação de Contas e Continuidade da Gestão
Na reunião foi apresentado um balanço das atividades desenvolvidas durante a gestão de Georgeo Passos, destacando os avanços na cooperação legislativa entre os países membros do Mercosul. Foram ressaltados temas como a integração econômica, a segurança regional e o fortalecimento dos direitos humanos dentro do bloco. Além disso, foi reafirmado a importância de um Mercosul mais dinâmico e participativo, aproximando as decisões parlamentares das necessidades dos cidadãos sul-americanos.

Paulo Junior
Após a prestação de contas, a eleição da nova mesa diretora confirmou a reeleição de Georgeo Passos para a presidência da UPM, garantindo a continuidade dos trabalhos iniciados no último mandato. Presidente da Sessão, o deputado Paulo Junior destacou o trabalho do atual presidente da UPM, “Georgeo é o primeiro parlamentar no estado a ocupar este cargo e receber essa atenção na UPM. Isso é fruto do seu trabalho, do seu compromisso com a função pública e do desempenho parlamentar que ele realiza tanto na UPM quanto na UNALE, a União Nacional, onde atua como secretário do estado de Sergipe na representatividade. Tenho certeza de que a Assembleia Legislativa estará bem representada pela capacidade de articulação e aglutinação que o deputado Georgeo possui”, afirmou o parlamentar.
Planejamento para 2025
Com a nova mesa diretora definida, a Assembleia Geral também deu início à elaboração da agenda de atividades para 2025. Os parlamentares discutiram temas prioritários para o próximo ano, incluindo medidas para impulsionar o comércio entre os países do bloco, estratégias para combater o crime organizado na região e políticas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.

Flávio Monteiro
O coordenador da UPM, Flávio Monteiro, ressaltou a importância da integração parlamentar para fortalecer o Mercosul. “Nós estamos organizando um calendário de atividades na UPM, que reúne parlamentares da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, nosso primeiro compromisso será de 8 a 11 deste mês, no Atacama, no Chile, onde participaremos de um fórum sobre o Corredor Bioceânico, essencial para o comércio e a exportação, especialmente para os tigres asiáticos, como a China. Além disso, teremos outras ações em áreas como educação e fronteiras, debatendo cidades conurbadas e fortalecendo a paradiplomacia, pois muitas vezes as soluções são mais ágeis quando tratadas diretamente por quem vive nessas regiões”, destacou.

Tia Ju
A deputada Tia Ju (Republicanos) do Rio de Janeiro, responsável pela comissão referente as mulheres na UPM, e presidente da Unale, falou sobre o trabalho integrado da UPM e Unale, “Nós temos diversas entidades parceiras, como a UPM, que reúne parlamentares de outros países, promovendo uma troca essencial de experiências. Além disso, contamos com o Parlamento Amazônico e outras instituições que fortalecem nosso trabalho. Diante da diversidade do Brasil e de suas fronteiras com países do Mercosul, essa integração é fundamental para o diálogo e a cooperação internacional. Estamos em um ritmo intenso de trabalho, participando de encontros e promovendo intercâmbios nacionais e internacionais. Nosso objetivo é transformar essas iniciativas em resultados concretos que beneficiem o país.”
Fotos: Jadilson Simões- Agência Alese