Por Aldaci de Souza
O Dia Mundial do Sistema Braille é comemorado nesta segunda-feira, 4. Na Assembleia Legislativa de Sergipe, algumas ações voltadas para a inclusão de cegos e deficientes visuais, através do código que dá acesso à informação e comunicação escrita, são desenvolvidas, a exemplo da aquisição de obras para a Escola do Legislativo e Projetos de Leis.
A Biblioteca Marcelo Déda, instalada na Escola do Legislativo da Alese já conta com várias obras no Código Brailler, a exemplo da Lei Orgânica do Município de Aracaju, a Constituição do Estado de Sergipe, a Legislação Federal sobre o Servidor Público, a História do Senado Federal, livros sobre a Administração Pública e diversos títulos da literatura nacional.
De acordo com o analista e biblioteconomista Celson Iris da Silva, responsável pela biblioteca da Elese, a ideia é levar cada vez mais, as pessoas com necessidades visuais para o mundo da informação, desenvolvendo um trabalho no sentido de incluí-las.
Projetos
De autoria do ex-deputado Gilson Andrade (PSD), o Projeto de Lei nº 56/2015 dispõe sobre a exposição de cardápios com caracteres em braille nos restaurantes, bares e hotéis situados no Estado de Sergipe. A medida visa garantir a acessibilidade aos portadores de deficiência para que tenham acesso aos serviços com independência e mobilidade.
O deputado Garibalde Mendonça (MDB) é autor de um projeto de lei que obriga as empresas prestadoras de serviços enviarem suas cobranças no Sistema Braille, quando se tratar de consumidores com deficiência visual e, ou pouca visão.
Braille
O sistema Braille foi criado na França, em 1825, pelo francês Louis Braille, que perdeu a sua visão quando tinha apenas 3 anos de idade. É composto de códigos em alto relevo que representa todas as letras do alfabeto, números e símbolos aritméticos. Composto por seis pontos, divididos em duas colunas de três pontos, O código forma 63 combinações diferentes, sendo cada um representante de um número, letra, pontuação. A leitura é feita da esquerda para a direita.
Foto: Jadilson Simões