Estarão reunidas, para a sessão no Plenário da Alese, pessoas LGBTQIAPN+ que contribuem com a luta por visibilidade, direitos, dignidade e respeito da população em diversas áreas; profissionais das áreas da comunicação, das artes, da política, do campo acadêmico; assim como representações de importantes movimentos sociais que vêm construindo e fortalecendo a luta em Sergipe.
A deputada Linda Brasil, primeira mulher trans a ocupar uma cadeira no Poder Legislativo em Sergipe, reforçou seu compromisso com o fortalecimento de políticas públicas e a promoção da visibilidade das causas LGBTQIAPN+. “Através dessa Sessão Especial, buscamos homenagear quem tanto contribui para que as nossas lutas sigam fortes, visíveis, representadas. Esse é um momento de celebração, de demarcação das nossas pautas, de nos orgulharmos das nossas trajetórias mesmo. Vamos reunir, na Casa do Povo, a nossa comunidade que, historicamente, sempre foi negligenciada, desrespeitada, violentada e invisibilizada. Portanto, será um momento histórico de ocupação e de reafirmação das nossas existências”, avalia a parlamentar.
A sessão também reforça o compromisso da deputada, que também preside a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alese, com a promoção da memória, da cultura e dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+, celebrando suas conquistas e reafirmando a importância da resistência contínua.
Na ocasião, a mandata da deputada Linda Brasil irá homenagear Benedito Santos, conhecido como Benedito Letrado, e a Antônio Aragão Lina (in memoriam), personalidades com história e trajetória de valiosa contribuição à comunidade LGBTQIAPN+, às artes e à cultura do estado de Sergipe.
Presenças
Entre os componentes da mesa na Sessão Especial estará o presidente da Associação de Defesa dos Direitos Humanos LGBTI+ do Estado de Sergipe (ADHONES), Marcelo Lima de Menezes. Militante dos direitos humanos, Marcelo é jornalista e pedagogo, habilitado em Administração e Supervisão Escolar, especialista em Gênero e Sexualidade na Educação e especialista em Educação Especial Inclusiva.
Também estarão presentes a cantora e compositora Anne Carol, artista sergipana independente, negra, periférica e lésbica; a psicóloga e psicanalista Yasmin Melo Santos, mestranda em Psicanálise e Cultura Contemporânea pela UFS; e a pesquisadora da área de geopolítica Artemis Luisa.