Alese realiza Sessão Especial em homenagem aos professores

Por Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese

Em alusão ao Dia do Professor, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) homenageou 19 profissionais da educação, os quais atuam em instituições municipais, estaduais e/ou particulares de ensino. De autoria da deputada estadual Linda Brasil (Psol), a Sessão Especial foi realizada na manhã desta segunda-feira (16). Marcaram presença, representantes do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), instituições escolares da capital e interior, bem como da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), e da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Paralelo às homenagens, a Sessão teve como princípio debater a Educação base como meio de transformação.

Na concepção da parlamentar, a partir do momento em que a Casa Legislativa Estadual desenvolve atividades direcionadas para o reconhecimento público dos servidores, neste momento, sobretudo em torno da atuação dos professores, o Parlamento contribui para que as transformações sociais se multipliquem em todos os 75 municípios sergipanos. Linda Brasil destacou ainda que os educadores trabalham por amor à profissão escolhida, mas se deparam com sucessivos desgastes psicológicos e físicos ao enfrentar estruturas incapazes de permitir que milhares de crianças e adolescentes atinjam metas traçadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). A deputada destacou ainda que a atuação do professor vai além do conteúdo disciplinar ministrado em sala de aula.

“Hoje é um dia especial para homenagear estes profissionais que além do conteúdo repassado de cada disciplina, também são sujeitos necessários neste projeto e processo de formação de cidadãos dentro de uma sociedade. A partir do momento em que contamos com professores e professoras valorizados, passamos a desfrutar verdadeiramente de uma educação transformadora. Nossa atuação parlamentar tem esta missão; contribuir para os avanços também no campo da Educação, pelo fato de compreendermos que a Educação é a base da transformação e do progresso unificado”, declarou. Linda Brasil enalteceu a presença de estudantes e acadêmicos nas galerias da Alese.

Acompanharam a Sessão Especial, estudantes do Centro de Excelência José Rollemberg Leite; Centro de Excelência de Educação Profissional Ulysses Guimarães; Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa; Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro; e da Universidade Federal de Sergipe. “Neste evento de total protagonismo voltado para os profissionais do magistério, expresso a minha felicidade em contar com a presença de crianças e adolescentes matriculadas em escolas estaduais e municipais, como também do Povo Xokó. Felicito todas as professoras e professores por mais esta data especial, e reforço que sigo sempre à disposição da classe trabalhadora. Precisamos impulsionar o pensamento crítico para podermos, juntos, contribuir pelo avanço das políticas públicas”, completou.

Gestora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Gilvania Guimarães foi convidada para compor a mesa, e discursou sobre a necessidade de democratizar a gestão pública educacional. Para a Professora, por se autodenominar ativista e defensora da Educação, já se deparou com ações que buscaram minimizar sua respectiva atuação profissional. “Educar é um ato de amor e coragem, como bem disse o paraninfo da Educação, o nordestino Paulo Freire. Hoje estou gestora por ter alcançado êxito em um processo seletivo, se não fosse por este caminho, minha militância, em defesa de uma educação justa e de qualidade para todos, já teria sido impactada em maior escala. Sessões como essa [na Alese] soam positivo; repleto de esperança”, avaliou.

Homenagem

Logo após a Sessão ter sido oficialmente aberta, a deputada Linda Brasil prestou homenagem em memória da Professora e vereadora por Aracaju, Ângela Melo, que faleceu no último dia 06, vítima de parada cardíaca. “Se tratava de uma mulher, nordestina, guerreira e de luta por um mundo mais justo e igualitário. Uma militante ferrenha da Educação, e como esta arte de ensinar poderia, e pode, mudar para melhor a vida de uma nação. Em memória desta Professora lutadora, que nos deixou um legado incrível a ser seguido, peço um minuto de silêncio”, enalteceu a deputada.

Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese