Por Ethiene Fonseca
Teve início nesta quarta-feira (26) o curso sobre processo legislativo aplicado à Comunicação Institucional, capacitação promovida pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aos profissionais que atuam na Comunicação da Casa. A conferência ficou a cargo do subsecretário-geral da Mesa Diretora, o advogado Igor Albuquerque. O curso vai até amanhã, totalizando 8 horas de aula. Os participantes terão direito a certificado.
De acordo com o palestrante, a transparência e a publicidade são princípios que regem a Administração Pública. Assim sendo, ele pondera que os jornalistas e demais profissionais que atuam com Comunicação Institucional têm um papel de destaque social ao levar informação de qualidade aos cidadãos. Por esse motivo, é importante que os jornalistas da Alese realizem atualizações desse tipo.
“Toda capacitação é importante, ainda mais quando a gente fala de uma capacitação que vai estimular e trazer conhecimento para os profissionais que lidam com informação. A gente confia nos jornalistas da Casa para levar essa informação de maneira palatável ao cidadão, para que ele entenda e compreenda a importância de todos os atos praticados aqui em benefício dele, que é o destinatário final do nosso trabalho”, explica o subsecretário-geral da Mesa Diretora.
A coordenadora da Agência de Notícias Alese, a jornalista Clécia Carla, destaca que os profissionais de comunicação que atuam na Assembleia Legislativa de Sergipe representam um importante elo entre os parlamentares e a população. É através do trabalho desenvolvido pelos jornalistas que os cidadãos sergipanos têm acesso às ações e atividades realizadas na Casa, pontua a gestora.
“Essa capacitação voltada ao processo legislativo, que trata especificamente sobre comunicação institucional, dá para os jornalistas a noção sobre a importância da publicização. A publicação de uma lei no Diário Oficial não chega a toda a população. Nos cabe publicizar o que se tornou lei para que as pessoas saibam seus direitos, seus deveres. Publicizar para que a população saiba que a Assembleia Legislativa, além de aprovar projetos, tem também a função de fiscalizar o que foi aprovado. A partir desses fatos e desses atos, a população fica ciente do papel da Alese”, afirma coordenadora.
Profissionais da comunicação
O jornalista Marcos Borges, que é repórter da TV Alese, aprovou a iniciativa. Ele acredita que os profissionais que atuam com comunicação legislativa precisam saber como funciona o Poder, que tem as suas particularidades, como, por exemplo, os jargões e conceitos que são próprios da linguagem parlamentar. Para que o jornalista possa passar a informação da melhor forma possível para a população, é necessário que ele entenda como o processo legislativo funciona, defende Borges.
“O primeiro passo para você fazer uma boa matéria, sobretudo para quem é de uma televisão legislativa, é você conhecer como funciona o Parlamento. Assim como o jornalista tem jargões muito específicos, o Poder Legislativo também tem suas especificidades. Então, acredito que, quando você entende melhor como funciona o processo legislativo, como ocorre uma sessão parlamentar, o que os parlamentares têm de atribuições, seja legislar ou fiscalizar, você passa a ter um direcionamento melhor. Passa a ter um instrumento de percepção melhor”, complementa o jornalista.
Quem também aprovou a iniciativa foi a repórter Kelly Monique Oliveira, da Agência de Notícias Alese. A profissional destaca que, por conta da rotina diária de trabalho, nem sempre é possível realizar uma capacitação ou cursos na área. Por esse motivo, ela acredita que atualizações como essa ofertada pela Assembleia Legislativa são sempre bem-vindas, contribuindo com o trabalho dos servidores da Casa.
“Nós que somos jornalistas da Alese temos um papel muito importante, que é informar a população sobre as atividades que acontecem aqui na Assembleia Legislativa de Sergipe. Por isso, a gente precisa sempre se atualizar não só sobre questões relacionadas à Comunicação, como também sobre os assuntos que acontecem na Alese. Muitos termos são difíceis de entender para quem está de fora e os jornalistas da Assembleia vêm para cumprir esse papel de levar informação para a sociedade”, afirma a repórter.
Currículo
Igor Albuquerque é advogado com Graduação em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (2006), especialista em Direito Constitucional e em Direito Educacional (2008). Atualmente, ele exerce o cargo de subsecretário-geral da Mesa Diretora da Alese. Exerceu o cargo de consultor-geral Legislativo da Alese entre 2007 e 2014 e novamente entre 2017 e 2019. Albuquerque também foi secretário Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Aracaju (2014-2016).
Fotos: Joel Luiz