Por Aldaci de Souza – Rede Alese

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20, na sede da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), ato de assinatura do convênio de cooperação entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju. O objetivo é a melhoria e expansão dos serviços de saneamento na capital sergipana, devendo beneficiar cerca de 600 mil moradores. Na solenidade, a Assembleia Legislativa de Sergipe foi representada pelo deputado Garibalde Mendonça (MDB).

Garibalde exibe quadro que recebeu na solenidade

“Acompanho a Deso há seis mandatos e há 40 anos como engenheiro civil; quando a gente vê um convênio dessa natureza, assinado pelo Governo do Estado junto com a Prefeitura de Aracaju para tornar o saneamento mais amplo e melhorar muito mais o aspecto da cidade, isso nos deixa muito feliz. Quero parabenizar o governador Belivaldo Chagas e o prefeito Edvaldo Nogueira por essa parceria e tenho certeza que quem vai ganhar com isso é o povo de Aracaju, devido à importância da água e do saneamento básico para todos”, destaca.

 

 

Belivaldo: “Investimentos da ordem de 200 milhões para Aracaju”

O governador Belivaldo Chagas, que na oportunidade também assinou contrato de Programa de Aracaju, garantindo a captação de recursos e a prestação e serviços para a Companhia de Saneamento de Sergipe, falou da preocupação com a melhoria da prestação de serviços, descartando a privatização. “Queremos é tornar a Deso cada vez mais ágil; nunca dissemos que iremos privatizar, o que estamos é fazendo parcerias para dizer a todos que a Deso vai continuar sim uma empresa pública”, garante.

Investimentos

 

Para Belivaldo, os atos de hoje são importantes porque sem as assinaturas desses contratos, não se tem a garantia em relação aos investimentos que estão programados.

Comemoração após celebração dos convênios

“Só para Aracaju, teremos investimentos da ordem de 200 milhões de reais na Zona Norte, além dos que estão programados para o interior do estado como um todo. Em que pese estarmos investindo hoje cerca de 1 bilhão de reais em abastecimento de água e esgotamento sanitário, temos programado algo em torno de 300 milhões para os municípios sergipanos. Para tanto, é preciso contrair uma linha de empréstimo junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB).  Eu agradeço ao prefeito Edvaldo Nogueira por ter a visão de que a Deso pode melhorar e continuar prestando serviços de qualidade à população”, comemora.

Contrato Programa

O prefeito Edvaldo Nogueira também destacou o fortalecimento da Companhia de Saneamento de Sergipe como empresa estadual e a parceria com o governo estadual.

Edvaldo; “contrato fundamental para garantir a liberação dos recursos”

“Aracaju é o maior cliente da Deso e era fundamental que fizéssemos esse contrato para a garantia da liberação dos recursos e a melhoria dos serviços; nós fizemos um contrato programa, ou seja, hoje já temos 65% de esgoto tratado; vamos chegar a 80% em 2025 e até 2033, teremos 100% de esgoto tratado e drenado em Aracaju”,  anuncia.

O diretor-presidente da Deso, Carlos Melo, afirmou que a importância do Convênio traz a viabilização de novos recursos, novos financiamentos que estavam travados pois o Contrato de Programa não tinha avançado, e serão liberados.

 

Carlos Melo destacou a importância do convênio

“Já estamos em tratativas com o Banco do Nordeste, por isso, reafirmo que é um ato extremamente importante para todo cidadão sergipano, em especial aos aracajuanos e todos funcionários da Deso que veem nesse ato, uma oportunidade de melhoria nos serviços”, entende.

Fotos: Jadilson Simões