logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese lamenta morte de “Tia Ruth” e enaltece luta junto às crianças com câncer

A Assembleia Legislativa de Sergipe, em nome de todos seus parlamentares, lamenta a morte da fundadora da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) Maria Ruth Wynne Cardoso, confirmada na manhã desta quinta-feira, 13. Tia Ruth, como era conhecida, tinha 89 anos e lutava contra um câncer no estômago. A Alese se solidariza com familiares, amigos, pacientes e funcionários da instituição.

A presidente da Avosos deu início ao trabalho de luta pela vida junto aos pacientes de câncer internados no Hospital de Cirurgia, em 1982. Morando nas proximidades, ela sempre levava agasalhos, lanches e principalmente amor, por meio das palavras de conforto e carinho.

Ao perceber a necessidade das crianças e dos familiares que as acompanhavam no setor de oncologia, abriu as portas de sua residência a transformando na primeira casa de apoio. Como algumas pessoas se juntaram ao trabalho voluntário, nasceu a Avosos, instituição respeitada e reconhecida por todos.

A Avosos foi fundada em 1992, após a doação de uma casa por um casal de amigos, o que proporcionou mais condições e conforto aos assistidos. E em 2004, o sonho da inauguração de uma sede mais ampla foi concretizado. Atualmente funciona como um complexo formado pela Casa Tia Ruth de Apoio à Criança com Câncer e o Centro de Oncologia Dr. José Geraldo Dantas Bezerra, construídos com ajuda financeira por parte do BNDES, do Instituto Mcdonald e do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Ao descobrir que estava com câncer no estômago, em fevereiro de 2018, Tia Ruth afirmou: “Se minhas crianças passaram por isso e suportaram, eu também vou aprender a suportar”.

Natural de Aracaju, ela deixa três filhos, sete netos, uma bisneta e um legado de amor ao próximo que jamais será esquecido.

O corpo de Tia Ruth será cremado em Salvador, na Bahia.

Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Foto: Divulgação

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo