Alese lamenta a morte de D. Henrique Soares

Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Com informações da Arquidiocese de Aracaju

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), lamentou através do presidente, deputado Luciano Bispo (MDB), a morte do Bispo da Diocese de Palmares-Pernambuco, D. Henrique Soares da Costa, aos 57 anos. Ele estava internado há alguns dias na UTI de um hospital particular no Recife, lutando contra a Covid-19.

Em uma rede social, o irmão de Dom Henrique, Adriano Soares, afirmou que ele teve uma piora com problema nos vasos sanguíneos e uma bactéria na urina.

D. Henrique foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju e de 2009 a 2014, deu apoio ao Bispo D. Lessa tendo realizado um trabalho em defesa dos menos favorecidos, lutando por educação, saúde, saneamento básico e moradia. Defendia as transformações sociais e não deixava de participar como colaborador do Grito dos Excluídos, realizado pela Central Única dos Trabalhadores após os desfiles do dia 7 de Setembro.

Na gestão do presidente da Câmara Municipal de Aracaju, D. Henrique recebeu o Título de Cidadão Aracajuano. A propositura foi conjunta: dos vereadores Emmanuel e Moritos Matos.

O presidente Luciano Bispo externa votos de pesar a todos os familiares e amigos do religioso nesse momento de dor profunda.

Biografia

Nomeado pelo Papa Bento XVI, como Bispo Titular de Acúfida e Auxiliar de Aracaju, em 1º de abril de 2009. Sua Sagração Episcopal ocorreu no dia 19 junho, em Maceió-AL em sua Arquidiocese de Origem e foi acolhido na Arquidiocese de Aracaju no dia 3 de julho, com uma grande festa.

Nascido em 11 de abril de 1963, natural de Penedo – AL; batizado e criado em Junqueiro – AL, filho de Lourival Nunes da Costa e Maria Francisca Tereza Soares da Costa. Fez seus primeiros estudos em Junqueiro (AL) e em Maceió. De 1981 a 1984 fez o Seminário de Maceiro e, em 1984, recebeu o bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas. De 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, e no Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo, no Paraná.

Em 1990, volta para o Seminário de Maceió onde inicia a Teologia. No ano seguinte, vai para Roma e conclui a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.

Ordenado padre em 15 de agosto de 1992, Dom Henrique foi reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Maceió, de 1994 a 2009. Foi professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC). Lecionou, ainda, no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda, e no Instituto Sedes Sapientiae, em Recife.

Na Arquidiocese de Maceió, foi membro do Conselho Presbiteral, do Cabido Metropolitano, do Colégio de Consultores; Vigário Episcopal para os leigos e coordenador da Comissão de Formação Política e responsável pelos diáconos permanentes.

Dom Henrique foi nomeado pelo Papa Francisco para ser Bispo de Palmares, em Pernambuco, no dia 19 de março de 2014 e se despediu da Arquidiocese de Aracaju no dia 20 de abril, do mesmo ano.

O corpo deverá ser sepultado na Catedral de Palmares.

Foto: Arquivo Aldaci de Souza