logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese homenageia Mônica Passos com Título de Cidadania Sergipana

Por Aldaci de Souza

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo (MDB) e o deputado Zezinho Sobral (PODE), entregaram na tarde desta segunda-feira, 27, o Título de Cidadania Sergipana à Mônica Cristina Siqueira Passos. A solenidade aconteceu no gabinete da Presidência da Alese, obedecendo os protocolos sanitários. Muito emocionado e sem conter as lágrimas, o autor da propositura, fez um relato destacando a amizade formada com a homenageada quando ele esteve à frente da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Presidente Luciano Bispo também se emocionou ao entregar o Título de Cidadania

O deputado Luciano Bispo destacou a emoção que atingiu a todos que participaram da solenidade. “Eu fiquei muito emocionado com a emoção da homenageada e do propositor; pela amizade que Zezinho Sobral e Mônica Passos tem há muitos anos; uma amizade pura, meio difícil no meio político e eles conservam até hoje e nós ficamos muito feliz em transformá-la em cidadã sergipana de fato e de direito, pois já era de coração. Nós ficamos gratos pela firmeza e postura ao conduzir a coisa pública e os recursos públicos. Está de parabéns e Sergipe é quem agradece a essa baiana de nascimento e agora sergipana de fato e de direito”, ressalta o presidente da Alese.

De acordo com Zezinho Sobral, a entrega do Título de Cidadania Sergipana à Mônica Passos, é mais do que o reconhecimento pelos serviços prestados aos estado de Sergipe; à coletividade e a todos os sergipanos.

Zezinho Sobral destacou a amizade fraterna

“É o reconhecimento à amizade e a formação de um grupo com um ideal comum de fazer o bem e de realizar uma boa obra com sucesso. Nós passamos dois anos (2015 e 2016) numa convivência muito fraterna, muito produtiva, de muito trabalho e muitas conquistas, que consolidou uma amizade no coração de todos nós, que fica firmada na nossa mente e nessa tarde a gente tem a alegria de celebrar a amizade e esse Título de Cidadania a Mônica com muito carinho porque me nome dela, nós que encontramos uma equipe de quase 50 pessoas que trabalharam juntos para a realização de uma obra significativa, edificante, construtiva do futuro da saúde sergipana”, enfatiza Zezinho Sobral.

No discurso carregado de emoção, Mônica Passos fez uma retrospectiva de todos os locais em que trabalhou a exemplo da Prefeitura da Barra dos Coqueiros, Secretaria de Infraestrutura, Fundação Aperipê, Secretaria da Saúde do Estado, Secretaria da Saúde de Aracaju e atualmente está na Previdência do Município de Aracaju.

Mônica disse estar imensamente feliz com o presente do amigo Zezinho Sobral

“Na verdade, foi com muito orgulho e muita satisfação que eu recebi essa homenagem. Eu sou filha de pais sergipanos, meus avós são sergipanos; eu nasci em Salvador porque meu pai por força do trabalho foi desempenhar as atividades dele lá, mas com 14 anos eu vim para Aracaju e aqui estou durante todo esse tempo (completo 50 anos amanhã) e praticamente toda a minha vida profissional foi no serviço público. Sou apaixonada por Sergipe; eu amo a Bahia, mas Sergipe tem um clima, um aconchego e uma tranquilidade e foi aqui que escolhi viver com meu marido e minhas filhas e para desempenhar as minhas atividades profissionais. Hoje estou imensamente feliz com essa homenagem; um presente que o deputado Zezinho Sobral está me dando de verdade”, destaca.

“Essa é uma homenagem realmente bastante relevante na vida de uma pessoa que teve o seu trabalho e a sua contribuição para o estado reconhecida; é de extrema valia e toda a família está orgulhosa com esse reconhecimento à Mônica; são 37 anos que ela reside em Sergipe, construiu uma vida, construiu uma família, amizades e um trabalho que tem o reconhecimento profissional e hoje redunda nessa homenagem, que no nosso entendimento é bastante reconhecida”, complementa o secretário Jeferson Passos, esposo da homenageada.

Jeferson Passos: “Orgulho para toda a família”

O prefeito Edvaldo Nogueira elogiou o trabalho desenvolvido por Mônica Passos. “Mônica sempre teve um papel muito importante na gestão pública de Sergipe e de Aracaju. Ela foi da Fundação Estadual de Saúde, desempenhou um grande trabalho na época que Zezinho Sobral era secretário, tendo uma participação muito importante numa área tão sensível como é a saúde pública do estado; foi para a Fundação Aperipê, na gestão de Luciano Correia como presidente e veio para a Secretaria da Saúde de Aracaju e hoje, Mônica dá uma grande contribuição à Previdência Municipal. É muito justa a homenagem a essa baiana de nascimento, mas uma sergipana de coração, que consegue ser uma amiga, uma funcionária exemplar e uma pessoa muito solidária”, observa o prefeito de Aracaju.

Edvaldo Nogueira destacou a competência de Mônica Passos

O presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), jornalista Luciano Correia, afirmou que a homenageada além de uma amiga querida, de uma alma generosa, é uma profissional extremamente competente. “Eu tive a honra de contar com seus serviços quando passei pela Fundação Aperipê e estreitei mais ainda a relação com uma pessoa importante para o processo de transformação que nós tivemos e ela seguramente foi protagonista nesse processo. Ademais é uma grande amiga que ao ser homenageada dessa forma eu comemoro com ela e acho uma iniciativa digna de aplausos por parte da Alese”, observa Luciano Correia.

Homenageada

Nascida na cidade de Salvador-BA, Mônica Passos é filha dos sergipanos Wellington Siqueira e Diva Maria Siqueira. É casada com Jefferson Dantas Passos (secretário de Finanças do município de Aracaju) e mãe de duas filhas: Amanda e Mariana. Veio para Sergipe aos 14 anos de idade após a transferência do pai (militar); estudou no Colégio Salvador e aos 20 anos passou em um concurso público na Prefeitura de Barra dos Coqueiros. É formada em Gestão Pública pela Universidade Tiradentes (UNIT) e após 17 anos trabalhando na Prefeitura da Barra, foi convidada para a coordenação de convênios e contratos da Secretaria Estadual de Infraestrutura de Sergipe, onde ficou por quase três anos.

Luciano Correia: “Tive a honra de contar com os serviços de Mônica na Fundação Aperipê”

A sua experiência exitosa na gestão pública foi reconhecida e ela foi convidada para a Fundação Aperipê de Sergipe, agora como Diretora Administrativa e Financeira, e nessa função ficou por mais de 3 anos, período em que contribuiu significativamente para o processo de migração da TV do sistema analógico para o digital, bem como para a viabilização da co-produção do longa metragem “A Pelada”. Nesse mesmo período, ajudou a incluir na grade nacional da TV Brasil o Programa “Estação Periferia”,
totalmente produzido no Estado de Sergipe.

Em 2015, surgiu o convite para uma função desafiadora: assessorar o então secretário estadual de Saúde – José Sobral, onde desempenhou sua função com maestria por dois anos, seja na formalização de contratos e compras, na
organização administrativa e no saneamento das finanças. Em seguida, assumiu a Diretoria Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju, onde contribuiu significativamente com a qualidade da saúde pública municipal, inclusive durante o período crítico da pandemia que assolou todo o mundo.

Alguns familiares e amigos participaram da solenidade

Atualmente exerce a coordenação do Programa de Certificação e modernização do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores de Aracaju, dentro do programa Pró-Gestão da Secretaria de Previdência do Governo Federal , onde segue contribuindo para a melhoria da eficiência da administração publica, com seu perfil ético e competente.

Fotos: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo