Alese homenageia fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Publicada: 14/10/2022 às 9:42

Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 13, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, uma Sessão Solene para a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Sergipe (CREFITO) e Certificados de Honra ao Mérito a Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais que atuaram na pandemia da Covid-19. A autoria da homenagem é do presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (PSD). 

Presidente Luciano Bispo: “Esses profissionais são muito importantes”

De acordo com o presidente Luciano Bispo, recebeu a visita do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Sergipe, Jader Pereira de Farias Neto e da vice-presidente, Andrezza Marques Duque, solicitando as homenagens aos profissionais que trabalharam durante a pandemia da Covid-19, com a finalidade de salvar vidas.

“Eles solicitaram a homenagem e eu não pensei duas vezes, pois esses profissionais foram muito importantes na pandemia e continuam sendo, pois muitos pacientes ficaram com sequelas e ainda precisam dos serviços dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais. Levamos a ideia à frente com o reconhecimento de todos desta Casa e hoje homenageamos dez profissionais, mais o presidente e a vice-presidente do CREFITO. Depois faremos a homenagem a mais profissionais que têm um papel importante e fundamental na recuperação do ser humano”, ressalta parabenizando a todos por conseguirem responder satisfatoriamente às demandas da sociedade.

Jader Neto e Andrezza Marques recebem a homenagem

O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Sergipe, Jader Pereira de Farias Neto recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar e o Certificado de Honra ao Mérito. Os demais receberam o Certificado de Honra ao Mérito.

“Essa é homenagem da Casa do Povo é muito bem vinda para esses profissionais que trabalharam durante a pandemia da Covid-19 e que foram tão importantes em todas as etapas desde a hospitalização, até a reabilitando os pacientes. O deputado Luciano Bispo foi muito feliz ao homenagear esses profissionais. A sociedade sergipana está muito bem representada e esse reconhecimento é fundamental”, entende. 

Segundo a vice presidente do CREFITO, Andrezza Marques Duque, o momento é de muita alegria. “Hoje estamos comemorando os 53 anos de regulamentação das profissões de fisioterapia e terapia ocupacional e poder comemorar após um longo período de pandemia onde os profissionais ficaram na linha de frente da atuação, é muito gratificante. É com muita alegria que a gente vem participar dessa Sessão Solene hoje”, comemora.

Presidente do Crefito faz discurso de reconhecimento e gratidão

O discurso de homenagem, lido pelo deputado Georgeo Passos (CIDADANIA), destaca: “não podíamos deixar de comemorar este marco para os profissionais que merecem ser homenageados pelo trabalho incansável e pela atenção especial que dão aos seus pacientes, mostrando para a sociedade a importância de suas atuações não só dentro dos hospitais na linha de frente, como nos consultórios, clínicas, ambulatórios e domicílios, mas também auxiliando os pacientes na recuperação”.

Homenageados

Os fisioterapeutas homenageados no plenário da Alese foram: Jader Pereira  de Farias Neto, Eliene Fonseca Lima Almeida, (Hospital Universitário), Francielle Nascimento dos Santos (Hospital São Lucas), Hericalizandra Santa Rosa Santana (Hospital Universitário de Lagarto), Magnos Alberto Oliveira dos Santos (Hospital de Urgência de Sergipe), Ramiguell Lacerda Moura (Hospital Santa Isabel) e Tatiane Cândida Martins Nogueira Delamare (Hospital Regional de Itabaiana).

Homenageados, familiares e amigos

Foram homenageadas como terapeutas ocupacionais: Andrezza Marques Duque, Anne Caroline Almeida, Ana Cláudia dos Santos, Ana Evelyn dos Santos e Márcia Larissa Ferreira de Farias. 

Data comemorativa

O Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional é comemorado em 13 de Outubro.

Na Assembleia Legislativa de Sergipe, foi aprovada a Lei nº 8.279/2017, instituindo o 13 de Outubro como Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional no Estado de Sergipe. E a Lei nº 4.453/2001 que tem por objetivo reconhecer de Utilidade Pública a Associação Sergipana de Fisioterapeuta e Terapeutas Ocupacionais com sede em Aracaju. 

Fisioterapeutas desenvolvem atividades voltadas para restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente e os Terapeutas ocupacionais trabalham mais o foco na capacidade mental. 

Fotos: Joel Luiz

Outras notícias para você