logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese emociona contando a História de Euclides Paes Mendonça

A terceira edição do projeto Realizadores, idealizado pela Assembleia Legislativa de Sergipe, com a finalidade de manter viva a memória de homens e mulheres que fizeram história no Estado, foi realizada na tarde desta segunda-feira (21) no plenário da Alese. Na ocasião, foram celebrados os 100 anos de nascimento de Euclides Paes Mendonça, empreendedor, ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-deputado federal por Itabaiana. O requerimento é de autoria da conterrânea, a deputada Maria Mendonça (PP).

Plenário e galerias lotaram

Plenário e galerias lotaram

“Esse projeto Realizadores permite que prestemos homenagem aos vultos históricos que se destacaram no nosso Estado e que deram uma grande contribuição. É o caso de Euclides Paes Mendonça. Este é o ano do centenário dele, que me foi lembrado por Antônio Samarone e é de extrema relevância essa homenagem tendo em vista que ele foi um político à frente do seu tempo; um grande empreendedor, um grande político; um homem que faleceu com 47 anos e exerceu um mandato de deputado estadual, dois de prefeito de Itabaiana e um de mandato federal, que foi interrompido com a sua morte. Ele e o filho tiveram as vidas ceifadas, fato injustificável”, enfatiza destacando que o povo sergipano precisa conhecer a vida desse homem, que lutou de forma determinada para melhorar a vida da sua cidade e do seu Estado.

Maria Mendonça faz discurso emocionado

Maria Mendonça faz discurso emocionado

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo afirmou que Euclides Paes Mendonça fez história no município de Itabaiana. “Essa homenagem é uma demonstração que sou um homem democrático. Eu venho de berço do PSD, da oposição a Euclides Paes Mendonça. Eu era garotinho, quando Euclides já tinha sido deputado estadual, prefeito duas vezes e deputado federal. Ele faz parte da História de Itabaiana. Era um homem de índole meio valente, mas um político muito forte em Sergipe e tinha muito a dar à política de Sergipe, mas houve aquela coisa que maculou a política de Itabaiana, que foi o assassinato dele e do filho”, ressalta.

Luciano Bispo e o diretor regional dos Correios

Luciano Bispo e o diretor regional dos Correios

Luciano Bispo disse ainda que Euclides Paes Mendonça era um homem com ideias muito avançadas para a época. “Teve muitos embates com o PSD, quando ele queria crescer a cidade, fazer as ampliações de avenidas e ruas e as pessoas que tinham seus patrimônios não queriam deixar que ele avançasse o município. Foi um homem que fez o progresso em Itabaiana e como Itabaianense temos o prazer de hoje comemorar o seu centenário porque ele faz parte da nossa vida pública de Itabaiana”, completa.

Emoção

Selo em homenagem aos 100 anos de nascimento

Selo em homenagem aos 100 anos de nascimento

Visivelmente emocionada, a filha mais nova, Maria José Mendonça Duarte, contou que quando o pai foi assassinado, ela era muito criança. “Quando ele morreu eu tinha 9 anos. Pra mim tudo isso é novidade. Me surpreendi, essa homenagem é fantástica. Todos sabem, principalmente o pessoal de Itabaiana, quem foi Euclides, há tantos anos, e ter alguém como Maria Mendonça, lembrar dele, é muito importante pra gente. Vivenciei muito pouco com ele, mas as histórias que eu ouço dele, só me fazem agradecer a Deus por ter tido ele como pai”, diz com lágrimas nos olhos.

Discurso emocionado do neto de Euclides

Discurso emocionado do neto de Euclides

O neto do homenageado, Antônio Mendonça Silveira, destacou que o avô teve vida curta, mas uma trajetória intensa. “O trabalho nunca o intimidou e sua mente brilhante o tornou um empreendedor. Aqui represento a família e agradeço a essa Casa Legislativa por ter aprovado o requerimento da deputada Maria Mendonça, para prestar essa homenagem ao meu avô que levou para Itabaiana o crescimento nunca visto. Conhecido, reconhecido e respeitado inclusive por opositores, esteve à frente de seu tempo, construiu a História de Itabaiana, tornando-a até hoje um município que cresce”, destaca.

Homenageado

A filha Maria José tinha 9 anos quando o pai morreu

A filha Maria José tinha 9 anos quando o pai morreu

Euclides Paes Mendonça nasceu no Povoado Serra do Machado, então pertencente ao município de Itabaiana, em 3 de novembro de 1916, filho do agricultor Eliziário da Costa Menezes e Dona Maria da Conceição Menezes.

Sem escolaridade, foi levado por seus pais, ainda criança para o trabalho no campo. Na adolescência foi vendedor de frutas e, depois, associou-se aos irmãos Pedro e Mamede Paes Mendonça em empreendimentos comerciais, inclusive no transporte, com seu comboio de mulas, transportando cereais da cidada baiana de Jeremoabo para a feira de Laranjeiras.

Estabelecidos com uma padaria em Ribeirópolis, os três irmãos migraram para Itabaiana, onde inauguraram o Armazém e Padaria Sergipana, com o segmento de secos e molhados e de ferragens. Nessa época, Euclides já comercializava farinha de mandioca e cereais na feira de Itabaiana.

Paralelamente às suas atividades empresariais Euclides enveredou-se pela política e se filiou à União Democrática Nacional, sigla que se elegeu em 1950 pela primeira vez, a prefeito de Itabaiana. Em 1954 foi eleito deputado estadual, em 1958 se reelegeu prefeito e em 1962 se elegeu deputado federal.

Criou a primeira revendedora de veículos no interior do Estado, da marca Chevrolet e em seguida fundou a Transvemasa, concessionária dos veículos Volkswagen, pioneira em Sergipe na venda do Fusca, mais popular veículo de 1960.

No dia 8 de agosto de 1963, morreu juntamente com o filho, o deputado estadual, Antônio Oliveira Mendonça. Os dois foram assassinados em praça pública, durante tiroteio.

Solenidade

Autoridades, familiares, amigos, ex-deputados, a exemplo de José Queiroz da Costa, moradores de Itabaiana, prestigiaram o evento. A mesa foi composta pelo presidente da Alese, Luciano Bispo, a filha do homenageado, Maria José Mendonça Duarte, o diretor regional dos Correios, Israel Bispo dos Santos; o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargador Luiz Mendonça, o presidente da Câmara Municipal de Itabaiana, vereador José Roberto, o vice-prefeito, José Carlos Machado, o reitor da Universidade Tiradentes (UNIT), Jouberto Uchôa e o presidente da Academia Sergipana de Letras, Anderson Nascimento e Arnaldo Araújo, funcionário de Euclides Paes Mendonça em um dos supermercados de Euclides, se aposentando em seguida como funcionário do Banco do Brasil.

Na ocasião, houve o lançamento do Selo Euclides Paes Mendonça, 100 anos, pelo diretor regional Israel Bispo dos Santos. A solenidade contou ainda com a apresentação musical do Quarteto de Sax da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, de Itabaiana.

Participaram da Sessão Especial, além do presidente Luciano Bispo e Maria Mendonça (PP), os deputados Georgeo Passos (PTC), Goretti Reis (DEM), Ana Lúcia (PT),  Gilson Andrade (PTC) e Jairo de Glória (PRB).

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: Jadilson Simões

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo