A terceira edição do projeto Realizadores, idealizado pela Assembleia Legislativa de Sergipe, com a finalidade de manter viva a memória de homens e mulheres que fizeram história no Estado, foi realizada na tarde desta segunda-feira (21) no plenário da Alese. Na ocasião, foram celebrados os 100 anos de nascimento de Euclides Paes Mendonça, empreendedor, ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-deputado federal por Itabaiana. O requerimento é de autoria da conterrânea, a deputada Maria Mendonça (PP).
“Esse projeto Realizadores permite que prestemos homenagem aos vultos históricos que se destacaram no nosso Estado e que deram uma grande contribuição. É o caso de Euclides Paes Mendonça. Este é o ano do centenário dele, que me foi lembrado por Antônio Samarone e é de extrema relevância essa homenagem tendo em vista que ele foi um político à frente do seu tempo; um grande empreendedor, um grande político; um homem que faleceu com 47 anos e exerceu um mandato de deputado estadual, dois de prefeito de Itabaiana e um de mandato federal, que foi interrompido com a sua morte. Ele e o filho tiveram as vidas ceifadas, fato injustificável”, enfatiza destacando que o povo sergipano precisa conhecer a vida desse homem, que lutou de forma determinada para melhorar a vida da sua cidade e do seu Estado.
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo afirmou que Euclides Paes Mendonça fez história no município de Itabaiana. “Essa homenagem é uma demonstração que sou um homem democrático. Eu venho de berço do PSD, da oposição a Euclides Paes Mendonça. Eu era garotinho, quando Euclides já tinha sido deputado estadual, prefeito duas vezes e deputado federal. Ele faz parte da História de Itabaiana. Era um homem de índole meio valente, mas um político muito forte em Sergipe e tinha muito a dar à política de Sergipe, mas houve aquela coisa que maculou a política de Itabaiana, que foi o assassinato dele e do filho”, ressalta.
Luciano Bispo disse ainda que Euclides Paes Mendonça era um homem com ideias muito avançadas para a época. “Teve muitos embates com o PSD, quando ele queria crescer a cidade, fazer as ampliações de avenidas e ruas e as pessoas que tinham seus patrimônios não queriam deixar que ele avançasse o município. Foi um homem que fez o progresso em Itabaiana e como Itabaianense temos o prazer de hoje comemorar o seu centenário porque ele faz parte da nossa vida pública de Itabaiana”, completa.
Emoção
Visivelmente emocionada, a filha mais nova, Maria José Mendonça Duarte, contou que quando o pai foi assassinado, ela era muito criança. “Quando ele morreu eu tinha 9 anos. Pra mim tudo isso é novidade. Me surpreendi, essa homenagem é fantástica. Todos sabem, principalmente o pessoal de Itabaiana, quem foi Euclides, há tantos anos, e ter alguém como Maria Mendonça, lembrar dele, é muito importante pra gente. Vivenciei muito pouco com ele, mas as histórias que eu ouço dele, só me fazem agradecer a Deus por ter tido ele como pai”, diz com lágrimas nos olhos.
O neto do homenageado, Antônio Mendonça Silveira, destacou que o avô teve vida curta, mas uma trajetória intensa. “O trabalho nunca o intimidou e sua mente brilhante o tornou um empreendedor. Aqui represento a família e agradeço a essa Casa Legislativa por ter aprovado o requerimento da deputada Maria Mendonça, para prestar essa homenagem ao meu avô que levou para Itabaiana o crescimento nunca visto. Conhecido, reconhecido e respeitado inclusive por opositores, esteve à frente de seu tempo, construiu a História de Itabaiana, tornando-a até hoje um município que cresce”, destaca.
Homenageado
Euclides Paes Mendonça nasceu no Povoado Serra do Machado, então pertencente ao município de Itabaiana, em 3 de novembro de 1916, filho do agricultor Eliziário da Costa Menezes e Dona Maria da Conceição Menezes.
Sem escolaridade, foi levado por seus pais, ainda criança para o trabalho no campo. Na adolescência foi vendedor de frutas e, depois, associou-se aos irmãos Pedro e Mamede Paes Mendonça em empreendimentos comerciais, inclusive no transporte, com seu comboio de mulas, transportando cereais da cidada baiana de Jeremoabo para a feira de Laranjeiras.
Estabelecidos com uma padaria em Ribeirópolis, os três irmãos migraram para Itabaiana, onde inauguraram o Armazém e Padaria Sergipana, com o segmento de secos e molhados e de ferragens. Nessa época, Euclides já comercializava farinha de mandioca e cereais na feira de Itabaiana.
Paralelamente às suas atividades empresariais Euclides enveredou-se pela política e se filiou à União Democrática Nacional, sigla que se elegeu em 1950 pela primeira vez, a prefeito de Itabaiana. Em 1954 foi eleito deputado estadual, em 1958 se reelegeu prefeito e em 1962 se elegeu deputado federal.
Criou a primeira revendedora de veículos no interior do Estado, da marca Chevrolet e em seguida fundou a Transvemasa, concessionária dos veículos Volkswagen, pioneira em Sergipe na venda do Fusca, mais popular veículo de 1960.
No dia 8 de agosto de 1963, morreu juntamente com o filho, o deputado estadual, Antônio Oliveira Mendonça. Os dois foram assassinados em praça pública, durante tiroteio.
Solenidade
Autoridades, familiares, amigos, ex-deputados, a exemplo de José Queiroz da Costa, moradores de Itabaiana, prestigiaram o evento. A mesa foi composta pelo presidente da Alese, Luciano Bispo, a filha do homenageado, Maria José Mendonça Duarte, o diretor regional dos Correios, Israel Bispo dos Santos; o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargador Luiz Mendonça, o presidente da Câmara Municipal de Itabaiana, vereador José Roberto, o vice-prefeito, José Carlos Machado, o reitor da Universidade Tiradentes (UNIT), Jouberto Uchôa e o presidente da Academia Sergipana de Letras, Anderson Nascimento e Arnaldo Araújo, funcionário de Euclides Paes Mendonça em um dos supermercados de Euclides, se aposentando em seguida como funcionário do Banco do Brasil.
Na ocasião, houve o lançamento do Selo Euclides Paes Mendonça, 100 anos, pelo diretor regional Israel Bispo dos Santos. A solenidade contou ainda com a apresentação musical do Quarteto de Sax da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, de Itabaiana.
Participaram da Sessão Especial, além do presidente Luciano Bispo e Maria Mendonça (PP), os deputados Georgeo Passos (PTC), Goretti Reis (DEM), Ana Lúcia (PT), Gilson Andrade (PTC) e Jairo de Glória (PRB).
Por Agência de Notícias Alese
Fotos: Jadilson Simões