Alese destaca XI Encontro de Contadores de Histórias

14/3/2022

Por Shis Vitória/Alese

Por meio de iniciativa da Assembleia Legislativa de Sergipe foi instituída no Estado, através da Lei 8.665/2020  a “Semana Estadual dos Contadores de Histórias”. A promoção de encontros sobre os Contadores de Histórias com ações educativas, eventos, palestras, audiências públicas, seminários e outros meios educativos e informativos; homenagens a uma personalidade que, a cada ano, contribuiu ou contribui para a arte narrativa e disseminar informações sobre o patrimônio cultural imaterial sergipano e brasileiro são alguns dos objetivos da propositura. A Lei é fruto da deputada estadual Kitty Lima (CIDADANIA).

Para este ano, a Academia Sergipana de Contadores de Histórias promove o XI Encontro de Contadores de Histórias de Sergipe, nos dias 18 e 19 de março, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEASE). Com o tema “Imagens que falam: múltiplos olhares na contação de histórias”, profissionais das artes, educadores, escritores, ilustradores e contadores de histórias estarão reunidos para compartilhar seus saberes em torno do que a imagem pode proporcionar na narrativa e leitura literária.

De acordo com a presidente da Academia Sergipana de Contadores de Histórias, Claudia Stocker, a ideia é manter viva a arte da oralidade reunindo narradores locais e de outras regiões para celebrar a atividade. “A contação de histórias é uma arte milenar que constantemente é lapidada por aqueles que com a palavra, imagem, gestos, olhares seja de que forma for encantam pessoas de todas as idades por meio de histórias. Baseado nas narrativas, somos transportados para diversos mundos, aguçando a imaginação, permitindo reflexões e também aprendemos a lidar com os desafios impostos pela vida. As primeiras atividades em Sergipe começaram há uma década e foram ganhando cada vez mais espaços, não só em sala de aula, mas em hospitais, praças, ruas, bibliotecas e até festas. Hoje, temos professores, pedagogos, escritores, ilustradores, psicólogos e uma gama de outros profissionais que atuam neste projeto”, explicou.

Claudia Stocker destacou ainda como a data foi reconhecida. “Com o crescimento da atividade percebemos a necessidade de termos uma data específica e a partir disso, procuramos a deputada Kitty Lima, em nome da Academia Sergipana de Contadores de Histórias, com o objetivo de que fosse criado um dia especial em alusão a essa arte, pois existia um anseio de reunir pessoas e narradores orais em torno das discussões pautadas na arte de contar história como um elemento integrador entre o livro e a leitura, ou seja, aprofundando o entretenimento das histórias infantis, debatendo o valor literário de diversos tipos de obras, além do impacto cultural na formação de cidadãos”, frisou.

A acessibilidade fará parte da ação. “Teremos a participação de intérpretes em libras nas mesas redondas do dia 18 de março”, finalizou a presidente.

Programação

O evento terá como o convidado especial, Warley Goulart, do grupo “Os tapetes – Contadores de histórias” (RJ). Na programação está inserida ainda a participação de André Comanche (Desenhista e contador de histórias – SE), Augusto Barreto (Ator e Diretor do Grupo Mamulengo de Cheiroso – SE), Marcelo Roque Belarmino (Produtor e Roteirista – SE), Excelsa Machado (Pedagoga – SE) e Ana Laura Barbosa ( Histórias Acessíveis – COEPD/CAP – SE).

Realização da Oficina “A imagem que eu crio na minha história – Uma abordagem terapêutica” com as contadoras de histórias Adilma Pinto e Ticiana Mendonça; Roda de Conversa “A ilustração e o universo imagético da literatura infantil” com a participação de escritores e ilustradores: Gustavo Aragão Cardoso, Designer Germana de Araújo, os Ilustradores Valmir Ramos e Isaias Marinho entre outros; e do Workshop: “Uma Vivência com Mamulengo de Cheiroso” – Com Augusto Barreto – SE.

A tradicional Feira Literária que acontece juntamente com o Encontro terá lançamento de livros, presença de escritores de literatura infantojuvenil e recursos pedagógicos para contação de histórias. O horário de funcionamento será das 9h às 17h com entrada gratuita (sem necessidade de inscrição). Mais Informações: @encontrocontadoreshistoriasse @aschsergipe ou pelo telefone (79) 991510326.

Foto: Arquivo pessoal