Alese decreta Luto Oficial de três dias pela morte de D. Maria do Carmo

A morte da advogada e ex-senadora da República Maria do Carmo Nascimento Alves registrada na noite deste sábado (31),  aos 83 anos de idade, deixou o estado de Sergipe de luto. Vítima de câncer  no pâncreas em metástase, a viúva do ex-governador de Sergipe e ex-prefeito de Aracaju, João Alves Filho estava internada desde a última segunda-feira (26) em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Lucas.

Presidente da Alese, Jeferson Andrade

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSD) e os demais parlamentares relembraram a importância de D. Maria (como era conhecida), para o estado e o país. A Alese decretou Luto Oficial de três dias pelo falecimento da ex-senadora sergipana.

“Uma sergipana de grande destaque, Maria do Carmo dedicou sua vida ao serviço público e deixa um legado marcante de trabalho e dedicação ao povo de Sergipe. Neste momento de dor, prestamos nossas sinceras condolências à família, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conhecê-la e compartilhar de sua sabedoria e humanidade. Que Deus conforte os corações de todos, e que a memória da senadora Maria do Carmo continue a inspirar a todos nós”, externa Jeferson Andrade.

Segundo o vice-presidente da Alese, deputado Garibalde Mendonça (PDT, “com profundo pesar que recebi a notícia do falcimento de Maria do Carmo Alves, ex-senadora de Sergipe e uma figura  importante na história política do nosso estado. Maria do Carmo dedicou décadas  de sua vida ao serviço público, marcando sua trajetória pela defesa incansável dos direitos humanos e pelo compromisso com o desenvolvimento de Sergipe. Neste momento de dor, me solidarizo com os familiares e amigos, reconhecendo sua imensa contribuição para nosso estado. Que sua memória seja sempre lembrada com respeito e gratidão”.

Vice-presidente da Alese, Garibalde Mendonça

Para a deputada Lidiane Lucena (Republicanos), D. Maria marcou profundamente a política sergipana.”Maria do Carmo fez história ao se tornar a primeira mulher do nosso estado eleita senadora, cardo que ocupo por três mandatos consecutivos. Sua trajetória foi marcada por uma forte atuação na área social, com a criação e desenvolvimento de programas e projetos voltados para a saúde e proteção da mulher. Maria deixa esse plano, mas sua históra seguirá para sempre como um importante capítulo na história de Sergipe”, enfatiza.

O deputdo Luciano Pimentel (PP)afirmou: “Minha solidariedade à família da ex-senadora Maria do Carmo Alves, viúva do ex-governador João Alves Filho. Primeira sergipana eleita para o Senado Federal, ela lutou pelo bem estar dos sergipanos, deixando um legado de trabalho e dedicação ao povo que estará para sempre marcado na história deSergipe, sendo motivo de orgulho para o nosso estado. Rogo a Deus que conceda aos familiares e amigos de D. Maria, comoe ra carinhosamente conhecida, a força necessária neste momento de profunda dor e tristeza. Que as boas memórias sejam fonte de conforto e serenidade diante desta perda irreparável”.

Deputada Lidiane Lucena

O governador Fábio Mitidieri  ressaltou: “Sergipe está de luto.Hoje perdemos a presença terrena de Maria do Carmo Nascimento Alves, que é a baluarte das políticas públicas voltadas à assistência social em nosso estado. Maria foi a primeira senadora a conquistar três mandatos e sua participação na gestão e Sergipe como secretária de Inclusão Social se tornou símbolo de empoderamento e de protagonismo feminino em todo o país. Seu olhar técnico e trabalho sensível inspirou e abriu caminhos para as sergipanas na política. Como uma mãe, cuidou, ensinou e viverá para sempre nos corações de todos os sergipanos”.

O prefeito Edvaldo Nogueira destacou: “Com muita tristeza e pesar, recebi a notícia do falecimento da ex-senadora Maria do Carmo. Ao longo da sua trajetória política, Maria sempre lutou pelos aracajuanos e sergipanos, em especial, os mais necessitados. Em seus três mandatos consecutivos como senadora, ela contribuiu de maneira significativa com as cidades, destinando emendas para diversas áreas, inclusive, para a nossa capital, durante as minhas gestões, sendo uma grande parceira”.

Sobre D. Maria

Deputado Luciano Pimentel

Natural do município de Cedro de São João, D. Maria é formada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e foi a primeira mulher sergipana eleita para o Senado, ocupando o cargo por três mandatos consecutivos, de 1999 a 2023. Foi primeira-dama de Aracaju por duas vezes: entre 1975 e 1979; 2013 e 2017, e primeira-dama do estado entre 1983 e 1987; 1991 e 1995 e 2003 e 2007.

Ganhou notoriedade pelos trabalhos sociais desenvolvidos a exemplo do Programa Pró-Mulher, quando uma unidade móvel circulava pelos locais mais remotos de Sergipe, com equipes realizando consultas preventivas de saúde às mulheres; ampliando posteriormente cm atendimento aos homens (Pró Família), com consultas e exames laboratoriais, tratamento no local ou encaminhamento para unidades especializadas, além da entrega de medicamento.

Filha de João Batista do Nascimento e Marinete Alves do Nascimento, deixa duas filhas (Maria Cristina e Ana Maria) e um filho: João Alves Neto; além de netos.

O velório inicia na noite deste sábado no Cemitério Colina da Saudade (bairro Jabotiana, em Aracaju), local em que o corpo será sepultado no domingo, 1º de setembro às 16h. Uma missa de corpo presente será celebrada às 14h.

Fotos: Arquivo Joel Luiz/Alese