ALESE debate A mulher no Cinema como Arte Engajada

Para encerrar o mês da mulher, a Assembleia Legislativa de Sergipe realiza, na próxima quarta-feira, 22, a Pública “A mulher no Cinema como Arte Engajada”. Iniciativa da deputada estadual Ana Lúcia, a atividade acontece às 14h30, na sala das comissões da Casa Legislativa, no primeiro andar.

Para debater o tema com militantes do movimento feminista, estará em Aracaju a jovem cineasta e jornalista pernambucana Dea Ferraz, diretora do aclamado documentário “Câmara de Espelhos”. A obra desnuda o preconceito ao registar a maneira como os homens enxergam as mulheres e seu papel na sociedade patriarcal.

O filme “Câmara de Espelhos” será lançado pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, da Funcaju, terça-feira, 22, no dia 21 de março, às 19h, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão, 134, Centro. Ao final da exibição, a diretora Dea Ferraz participará de debate sobre a obra, sobre machismo e construção social da identidade da mulher.

O documentário é resultado de entrevistas num formato de bate-papo com 14 homens de idades, perfis e realidades sociais diversas, moradores da Região Metropolitana de Recife. São 76 minutos de reflexões masculinas sobre a mulher, sua sexualidade e seu corpo; religião, casamento e domesticidade; humor e violência que revelam a naturalização do machismo, da cultura do estupro e a violência simbólica.

Sobre Dea Feraz

Dea Ferraz é diretora e roteirista, formada em jornalismo e com especialização em documentários na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), de San Antonio de los Baños – Cuba. Há quase 15 anos, pesquisa a linguagem documental, focando seu estudo atualmente nos chamados filmes-dispositivos. Realizadora de curtas, médias e um longa-metragem, Dea acumula prêmios em vários festivais no Brasil e no exterior, incluindo México, Argentina, Cuba, entre outros.

Por Assessoria Parlamentar

Foto: Jadilson Simões/Alese