logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese debate a efetividade da política de cotas na UFS e denuncia o caso do professor Ilzver Matos

5/5/2022

Por Assessoria Parlamentar

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 5, o professor Ilzver de Matos Oliveira, doutor em Direito pela PUCRio, ativista dos Direitos Humanos da População Negra e das Comunidades de Terreiro, que debateu, no Grande Expediente da Sessão Ordinária da Casa, o tema “A Efetividade das Políticas de Cota na Universidade Federal de Sergipe”. O Requerimento para a palestra foi de autoria do deputado Iran Barbosa, do Psol.

Para o parlamentar, a política de cotas raciais, a partir da vigência da Lei 12.711/2012, é uma conquista histórica não apenas para o povo negro, mas para todos que defendem um projeto de avanço civilizatório no Brasil, sendo um mecanismo de reparação para os negros e negras do país.

“Após o período de escravidão no nosso país, o que sobrou para o povo negro foi um processo violento de continuidade da exploração, como mão de obra barata, e de exclusão em todos os espaços, ainda que essa população represente a maioria do povo brasileiro. A luta do povo e do movimento negros e daqueles que consideram que o Brasil, com esse perfil, integra mais a sociedade da barbárie que civilizada, foi conquistando algumas ações reparadoras, entre as quais se insere a política de cotas raciais”, afirmou.

“Porém, as conquistas legais, em nosso país, nem sempre são suficientes para que o direito se efetive. Por isso a necessidade de estarmos abrindo esse espaço para que o doutor Ilzver possa tratar, com propriedade, desse assunto a partir a sua própria realidade, vez que teve o seu direito negado. E esta Casa Legislativa não pode silenciar diante da situação de negação de um direito que foi duramente conquistado pela população negra”, explicou Iran Barbosa.

Via-crúcis

Em sua explanação o professor doutor Ilzver Matos narrou a via-crúcis que vem enfrentando para tomar posse na vaga de professor no Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS), após ser aprovado pelas cotas no concurso realizado em 2019.

Foto: Assessoria

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo