logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese concede Títulos de Cidadania Sergipana para mulheres de destaque

Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese

Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (02), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), fez a entrega de Títulos de Cidadania Sergipana para mulheres de destaque: Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar, Ivanda Aparecida Mota Soares de Santana, Eliane Maria de Santana Silva, Sheyla Galba da Costa Santos e Vagna Cardoso Martins. O autor da propositura é o deputado estadual, Doutor Samuel Carvalho (Cidadania). O vice-presidente da Alese, deputado Garibalde Mendonça (PDT), a deputada estadual Maísa Mitidieri (PSD), e o deputado estadual, Georgeo Passos (Cidadania), participaram da solenidade, além de familiares e amigos das homenageadas.

Na oportunidade, o parlamentar Samuel Carvalho disse que as homenageadas representam o poder feminino em Sergipe. “As homenageadas têm serviços prestados na comunidade sergipana, em todas as áreas. Temos o Turismo com a Eliane, na área da Saúde, Sheyla Galba, sendo uma grande ativista da questão do câncer de mama. Temos na área Financeira, na área Educação nós temos também a Ivanda Santana, que representa muito bem esta questão da educação, ela como professora. Fico muito feliz em ser o autor desses projetos de resolução e agradeço desde já os nossos deputados que aprovaram por unanimidade as indicações destes nomes, que muito representam o poderio feminino no estado de Sergipe”, ressaltou.

A advogada Ana Lúcia Dantas agradeceu o recebimento da honraria. “Só tenho gratidão ao deputado Samuel Carvalho, um colega da advocacia que hoje nos representa neste parlamento. Receber o título de Cidadã Sergipana, quase 35 anos que estou neste Estado, e vindo deste deputado, é uma honra muito grande”, afirmou. 

A empresária Eliane Maria Santana demonstrou satisfação pela homenagem recebida na Alese. “É uma grande valorização pelo meu trabalho. São 32 anos em Sergipe e durante esse período me dediquei à culinária local. Trago o maior respeito e carinho por esse Estado e costumo tratar os turistas que aqui chegam, pegando no colo,  mostrando para eles o potencial da culinária sergipana”, salientou. 

A administradora Vagna Cardoso Martins confessou sempre se sentir sergipana. “Essa homenagem significa muito, pois sempre me senti sergipana de coração. Por uma questão de logística, minha mãe teve que atravessar o Rio (São Francisco) para eu nascer. Então, toda a minha vida estudantil e laboral foram aqui. Agora, Sergipe está no meu coração de fato e de direito”, ressaltou a homenageada.

A vereadora por Aracaju, Sheyla Galba Santos destacou o recebimento do título como um renascimento. “Nasci em Maceió, mas fui criada em Sergipe. Depois de tudo o que passei na luta contra o câncer e do tratamento posterior, receber este título hoje é como se estivesse renascido de verdade”, comemorou a homenageada.

Reconhecimento oficial

A pedagoga Ivanda Aparecida de Santana reforçou que agora é sergipana de fato e de direito.

“Este título representa uma consolidação de 45 anos em Sergipe. Onde constitui minha família e sinto muito orgulho. Sou aposentada pelo estado de Sergipe, na Secretaria da Saúde, depois de 32 anos de trabalho. Atuo na Educação de Santo Amaro das Brotas com muito orgulho e hoje sou coordenadora pedagógica juntamente o povo que me acolheu. Agora posso dizer a todos que sou uma sergipana completa; esse sentimento deixou de ser apenas de coração, e, agora, também passou a ser de direito”, declarou a homenageada.

O advogado Fabiano Feitosa estava presente no evento e prestou sua homenagem a Ana Lúcia Aguiar.

“A advogada Ana Lúcia Aguiar, ex-vice presidente da OAB Sergipe, é uma profissional que honra e dignifica a advocacia sergipana. Essa homenagem que lhe é prestada pela Assembleia Legislativa, com o título de Cidadã Sergipana, faz justiça à advogada e à mulher vibrante, guerreira e digna que tantos serviços presta à sociedade do nosso estado”, afirmou.

Históricos das homenageadas

Ana Lúcia Dantas Aguiar é natural de Missão Velha/CE, radicada em Aracaju/SE desde janeiro de 1989, a Advogada Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar é especialista em direito material e processual do trabalho; processual civil; gestão pública e empresarial. Atua na área do Direito Trabalhista, Empresarial, Financeiro, Meios Eletrônicos de Pagamentos e Tecnologia, Família e Sucessões.

Ivanda Aparecida Mota de Santana nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 14 de março de 1966. Filha de Ivone Mota, natural de Japaratuba/SE, e de Fernando Lima Soares, natural de Patos/PB. Ao chegar em Aracaju, a família residiu no Bairro 18 do Forte, depois no Conjunto Augusto Franco. Na Juventude e já casada, Ivanda residiu, por 23 anos, no Bairro Siqueira Campos, e há 8 anos reside no Bairro Luzia.

Eliane Maria de Santana Silva, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 27 de junho de 1951. Filha de Arivaldo José de Santana, sergipano natural de Lagarto, e de Eli Mateus Ferreira, capixaba natural de Guaçuí. Após a morte da mãe, Eliane teve que lutar pela sobrevivência. No Rio de Janeiro trabalhou como camelô, vendedora de sandálias, pastéis, tortas e até como taxista. 

Sheyla Galba da Costa Santos, vereadora em Aracaju, nascida em Maceió, Alagoas, no dia 30 de dezembro de 1975. Entrou para a política em 2018. Em 2020 foi eleita vereadora por Aracaju, com 2.929 votos (1,08% dos válidos). Trabalhou como vendedora por mais de 10 anos. Travou uma luta contra o câncer e por um tratamento digno.

Vagna Cardoso Martins, nascida em Penedo, Alagoas, em 06 de junho de 1981. Em sua trajetória na Caixa, já atuou em várias funções, desde técnico bancário, passando por algumas gerências, e hoje atua como Superintendente Executiva de Governo na Superintendência de Rede de Sergipe.

Fotos: Joel Luiz – Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo