Por Aldaci de Souza

A Assembleia Legislativa de Sergipe, está em festa nesta terça-feira, 15. Deputados e servidores comemoraram os 85 anos do secretário-geral da Mesa Diretora da Alese, o Sr. Deoclécio Vieira da Silva, que foi parabenizado não somente pelos serviços prestados e por entender tudo sobre legislação do estado, mas pelo coração bondoso para com todos que o cercam.

Para se ter uma ideia, não há nenhum tipo de lei em Sergipe que tenha existido nos últimos 40 anos, sem que tenha havido a participação direta e incisiva de Dr. Deoclécio, como é conhecido em todo estado.

Luciano Bispo: “Desejo mais 30 anos”

“A Casa hoje tem muita alegria em comemorar os 85 anos de Dr. Deoclécio, um homem que tem vários anos de serviços, orientando os deputados, orientando a Assembleia Legislativa para ter seus procedimentos corretos juridicamente. Hoje é um dia para comemorar, desejar muitos anos de vida. Eu desejo mais 30 anos”, enfatiza o presidente Luciano Bispo (MDB).

Reconhecimento

Sem conseguir conter a emoção, a assistente da secretaria geral da Mesa Diretora, Andrea Torres Azevedo, destacou a experiência adquirida diariamente.

Andréa Azevedo: “O lado humano de Dr. Deoclécio supera”

“Trabalhar com Dr. Deoclécio, eu diria que é uma honra, um privilégio e poucas pessoas têm essa bênção; além de ser uma pessoa boa, no sentido de homem bom, daquela pessoa que tenta ajudar a todo mundo. A característica dele de inteligência e de conhecimento é muito grande, mas eu acho que o lado da humanidade dele é superior a tudo isso. É um privilégio estar todo dia bebendo desse conhecimento, aprendendo um pouco mais, tendo o prazer de conviver com esse homem que cumpre com a palavra e tem uma maneira especial de proceder, de olhar o funcionário e tentar ajudar a quem procura, enfim, um ser humano maravilhoso”, elenca.

De acordo com a coordenadora de processos legislativos, Eliane Torres Guimarães, disse que conhece Dr. Deoclécio há muitos anos, sempre acompanhando as discussões dos projetos que chegam à Alese.

Eliane Guimarães: “Todas as homenagens serão poucas”

“A vinda dele pra cá, na presidência do deputado Ulices Andrade, foi um marco para a Casa, porque Dr. Deoclécio é uma das figuras mais importantes, que a Assembleia tem e nós temos que prestigiar ele em vida. Todas as homenagens que forem feitas a ele, ainda vão ser poucas. Eu o amo independente de qualquer coisa. É um ídolo, um guru, um ser iluminado; é tudo de bom que possa existir em um ser humano”, afirma.

Importância

O subsecretário-geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Ígor Albuquerque, lembrou que o Sr. Deoclécio Vieira tem uma importância fundamental, não só para o Poder Legislativo, mas para a legislação do estado de Sergipe. Ele completa 85 anos de vida e mais de 60 anos de serviço público.

Ígor Albuquerque: “Exemplo de homem público”

“Deoclécio trabalha durante muitos anos com a parte de legislação do estado, pois serviu ao Poder Executivo durante muitos anos, chegando a ser secretário de Governo em várias oportunidades. Desde 2007 na sua vinda para a Assembleia Legislativa, tem se responsabilizado pela revisão de atos e por dar uma assessoria segura tanto ao presidente da Assembleia nas suas funções institucionais de chefe do Poder Legislativo, quanto aos deputados e a quem o procura”, ressalta.

Ígor disse  ser muito gratificante trabalhar com Dr. Deoclécio no dia a dia. “Há um aprendizado, um respeito com seus colaboradores e é um homem de grande coração. É um exemplo de homem público, que tem feito, faz e ainda fará pelo estado e pela Assembleia Legislativa de Sergipe”, entende.

Os parlamentares presentes à sessão mista desta terça-feira, a exemplo de Diná Almeida (PODE), Maria Mendonça (PSDB), Dr. Samuel (CIDADANIA), Capitão Samuel (PSD), Iran Barbosa (PT) e Francisco Gualberto (PT), parabenizaram o aniversariante e destacaram a experiência adquirida no dia a dia.

Homenageado

Dr. Deoclécio rodeado pelos projetos de lei

Natural da cidade de São Cristóvão, o Sr. Deoclécio conta que após 21 anos e meio de serviço público federal no Ministério do Trabalho; em 1976 passou a trabalhar no estado, trazido pelo jurista Carlos Ayres de Brito.

“Em 1978, eu fiz concurso para o estado para o cargo de assistente jurídico e procurador do estado e fiquei dando assessoramento a diversos governadores até fevereiro de 2007, quando vim para a Assembleia Legislativa, trazido pelo presidente Ulices Andrade e aqui estou até hoje. Na verdade, eu estou fazendo 85 anos de idade e 65 anos de serviço público”, informa.

Aposentado como procurador do estado, Dr. Deoclécio tem três filhos: um médico (Dr. Marcos Aurélio), Márcio Augusto (cirurgião-dentista) e Bianca Natália (jornalista).

Além da dedicação à família, aos amigos e ao trabalho, o aniversariante não abre mão do amor aos seus 14 gatos e dois cachorros.

Fotos: Irineu Fontes/Aldaci de Souza/Jadilson Simões