Alese aprova requerimento de pesar pelo falecimento de Ada Augusta

Foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na manhã desta terça-feira, 5, requerimento de pesar pelo falecimento da professora Ada Augusta Celestino Bezerra, irmã do deputado Augusto Bezerra (PHS). Na oportunidade, o deputado Francisco Gualberto (PT) solicitou a suspensão da sessão para que os parlamentares possam comparecer ao velório e sepultamento no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju.

A professora Ada Augusta, 69, faleceu na noite desta segunda-feira, 4 no Hospital São Lucas, onde estava internada há alguns dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com complicações após ter sido submetida a uma cirurgia de hérnia de disco.

Professora das Universidades Tiradentes e Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ada Augusta possui Mestrado e Doutorado em Educação, deixando sua marca no setor educacional como professora, gestora educacional e pesquisadora. Foi também diretora do Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação (SEED).

No currículo, além de professora dessas duas instituições de ensino superior em Sergipe, a professora Ada Augusta trabalhou como professora visitante da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia. Concluiu o curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior na própria UFS, em 1973; Especialização em Planejamento e Administração de Sistemas Educacionais, pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas, em 1974; Mestre em Educação pelo mesmo IESAE/FGV, em 1986; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, em 1998; Pós-Doutorado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em 2012.

Além dos irmãos Augusto Bezerra, o radialista Augusto Júnior e Fabiano Bezerra, ela deixa dois filhos: Elizeu e Elisângela e dois netos (Pedro e Dimitri).

Mensagens

“A professora Ada Augusta é ex-diretora do Departamento de Educação da Secretaria do Estado de Educação, entre outras funções que ela exerceu. Assim sendo, solicitei que fosse suspensa a sessão, para que possamos prestar a última homenagem à professora, que é irmã do nosso companheiro, o deputado Augusto Bezerra”, ressalta  Francisco Gualberto.

“É com imensa consternação e tristeza que recebo a notícia do falecimento de mais uma grande mulher que dedicou sua vida a sociedade sergipana. A doutora em Educação professora Ada Augusta, irmã do colega parlamentar deputado Augusto Bezerra, dedicou toda sua vida a educação do povo sergipano. Assumiu diversos cargos importantes na área educacional do Estado. Mulher inteligente, íntegra, gentil e atenciosa com todos. Lamento profundamente a sua morte e peço a Deus força e fé para os familiares atravessarem este momento de dor”, completa o deputado Antonio dos Santos.

O sepultamento será às 16h desta terça-feira.

Por Rede Alese