Alese aprova Indicação que sugere a implantação do Hemóvel

Por Assessoria Parlamentar

Propositura visa estimular o aumento do número de doadores de sangue em todo o Estado

A Assembleia Legislativa aprovou Indicação 467/2020 da deputada Maria Mendonça (PSDB) que ratifica a implantação do Programa intitulado “Com o Hemóvel, o Hemose chega até você”, a ser executado pelo Estado, tendo como estrutura um automóvel devidamente equipado para garantir a coleta sanguínea de doadores em qualquer parte de Sergipe.

“Essa propositura tem um alcance social extremamente importante, pois estamos tratando de vida humana. Doar sangue é garantir o direito à vida”, disse Maria que em 2016 teve Indicação com o mesmo teor aprovada, mas não colocada em prática, apesar dos diversos apelos. “Acredito na sensibilidade do governador Belivaldo Chagas e da secretária de Saúde, Mércia Feitosa que, não tenho dúvida, adotarão todos os esforços para que essa política seja implementada”, afirmou.

A deputada destacou o desafio enfrentado pelo Hemose para garantir a manutenção do estoque de sangue, de modo a atender aos hospitais públicos e privados. “Nesse período de isolamento social, onde as pessoas têm um certo temor de ser contaminada pelo novo coronavírus, houve uma baixa da ordem de 60% no número de doadores, conforme noticiou a imprensa do nosso Estado. Isso é muito preocupante, porque sem sangue não tem como garantir a doação para os pacientes que, de fato, precisam”, afirmou.

Maria Mendonça observou que o Hemóvel visa facilitar a vida dos sergipanos que, de maneira altruísta se dispõem a doar sangue, mas que nem sempre tem facilidade de se deslocar até a capital para fazê-lo. “O Hemóvel vai até o doador, faz a coleta e garante o estoque em alta para atender aos que necessitam desse líquido precioso para continuar vivendo”, afirmou.

Foto: Divulgação Ascom