logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Agosto Dourado: Leis aprovadas na Alese estimulam o aleitamento materno

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

Será realizada no próximo mês, a campanha denominada “Agosto Dourado”, com a finalidade de conscientizar a população quanto a importância do aleitamento materno. Na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), algumas leis foram aprovadas visando incentivar a amamentação. Entre elas, a de nº 8.022/2015, que dispõe sobre o direito do aleitamento materno dentro dos estabelecimentos.

Leite materno traz grandes benefícios aos bebês e às mães

De acordo com a propositura de autoria do então deputado Gilson Andrade (PTC), o estabelecimento que impedir ou constranger o ato de amamentação em suas instalações fica sujeito à multa de 500 reais, que pode ser duplicada em caso de reincidência.

A Lei nº 8.819/2021, institui a Semana Estadual de Defesa e Promoção da Vida, a ser celebrada, anualmente, durante a semana em que se incluir o dia 08 (oito) do mês de outubro, quando se comemora o Dia do Nascituro, disposto na Lei 7.525, de 27 de dezembro de 2012. A autoria é do deputado Dr. Samuel Carvalho (Cidadania).

E a Lei nº 8.941/2021,  de autoria do Poder Executivo, criando o Programa Sergipe pela Infância (SPI), instituído como política pública do Estado, que tem como finalidade promover o desenvolvimento infantil e gerar as possibilidades para o desenvolvimento integral da criança de forma intersetorial no âmbito do Estado e dos Municípios, em atenção aos princípios da prioridade absoluta, da especificidade e da relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e na formação humana.

Lei Estadual nº 8072/2015, sancionada a partir de uma propositura da então deputada Goretti Reis (PSD), institui a Semana de Doação de Leite Humano, no período de 19 a 25 de maio.

Aleitamento Materno

O aleitamento materno previne mortes em crianças menores de cinco anos. Segundo pediatras e nutricionistas, a qualidade do leite materno é superior a qualquer outro na primeira fase da vida, possuindo todos os nutrientes que o bebê necessita para se manter saudável. Para se ter uma ideia, o leite humano fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral, além de combater infecções protegendo contra bactérias e vírus.

O ato de amamentar também traz grandes benefícios para as mães, com a redução da depressão pós-parto; ajuda no controle da natalidade com taxa de proteção de 98% nos primeiros seis meses; protege contra o câncer de mama e de ovário e reduz o risco de desenvolver diabetes tipo II após a gravidez. Os bebês alimentados com leite materno adquirem todos os nutrientes e anticorpos essenciais até o 6º mês de vida; têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro e têm risco menor de desenvolver diabetes tipo II. A amamentação previne alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma. 

Doações

Ainda como estímulo ao aleitamento materno, o Agosto Dourado ressalta a importância da doação. Com isso, as mulheres que possuem leite em excesso podem entrar em contato com os bancos que funcionam tanto na capital sergipana como no interior.

Em Aracaju, as doações podem ser feitas ao Banco de Leite Humano Marly Sarney, localizado à rua Mato Grosso, s/n, bairro José Conrado de Araújo; telefone (79) 3226-6301, e-mail blhumano.mnsl@saude.se.gov.br; Banco da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Avenida Presidente Tancredo Neves, bairro América, telefone (79) 3225-8650 e ao Posto de Coleta Dr. Fernando Guedes, no Hospital Santa Isabel à avenida Simeão Sobral, bairro Santo Antônio, telefone (79) 32124900.

No interior, o leite materno pode ser levado ao Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel, localizado à rua Jackson de Figueiredo, 401, Centro de Itabaiana, telefone (79) 3431-2290; e-mail diretoria@msjose.com.br e ao Banco de Leite Humano Zóed Bittencourt (Maternidade Zacarias Júnior), localizado à rua Hipólito Santos, Centro de Lagarto, telefone (79) 3631-2723, e-mail bancodeleite@maternidadelagarto.com

Fotos: Divulgação Governo de Sergipe

 

 

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo