logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Agentes Comunitários de Saúde celebram dia estadual aprovado na Alese

O Dia Estadual do Agente Comunitário de Saúde é comemorado em Sergipe no dia 2 de outubro, de acordo com a Lei nº 8.052,/2015, aprovada na Assembleia Legislativa do Estado (Alese) e o Dia Nacional Agente Comunitário de Saúde é comemorado no dia 4 de outubro, instituído pela Lei nº 11.585/2007 .Atualmente, o Brasil conta com cerca de 267 mil agentes comunitários de saúde e 102 mil agentes de combate às endemias. Em Sergipe, são 3.685 agentes comunitários de saúde e 1.431 agentes de combate às endemias.

Os agentes de combate às endemias atuam na prevenção dos casos de dengue,  zika e chikungunya, causadas pelo mosquito Aedes Aegipty, visitando as residências com a finalidade de detectar focos de transmissão. Trata-se de profissionais  qualificados para atuar de porta em porta, identificando locais que sejam ou possam se tornar criadouros. Também visitam em imóveis não residenciais, verificando a existência de larvas ou mosquitos transmissores da doença.
 
O Ministério da Saúde concluiu em 2023, a formação de mais de 138 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 38 mil Agentes de Combate às Endemias (ACE) em mais de 5,3 mil municípios, sendo 77 mil agentes de saúde diplomados na região Nordeste; ampliando o programa, que passou a se chamar Mais Saúde com Agente.
 

Em Aracaju, os agentes comunitários de saúde também realizam as visitas ao domicílio para fins de atualização cadastral da família, levando informações importantes sobre o funcionamento da Unidade de Saúde da Família (USF), etc. Além disso, os agentes comunitários de saúde são fundamentais no processo que assegura direitos de acesso aos programas sociais. Existem grupos prioritários, como acamados, gestantes, puérperas, hipertensos, diabéticos ou pacientes que estejam em tratamento de sífilis, hanseníase e outros agravos que demandam monitoramento. 

Também foram aprovadas na Assembleia Legislativa de Sergipe, a Lei nº 7559/12, reconhecendo de Utilidade Pública, a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Porto da Folha. E, a Lei nº 6155/2007, reconhecendo de Utilidade Pública, a Associação de Agentes Comunitários de Saúde do Município de Riachuelo.

Foto: Divulgação Prefeitura Aracaju 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo